Data Center Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores e do comércio cai em outubro

Por a 30 de Outubro de 2019 as 10:49

bens de grande consumoO indicador de confiança dos consumidores portugueses caiu ligeiramente em outubro, depois do crescimento registado nos últimos seis meses.

De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo INE, o indicador de clima económico também diminuiu no mês que está a terminar, à semelhança dos dois meses antecedentes, assim como os indicadores de confiança na indústria transformadora e no comércio.

A evolução do indicador de confiança dos consumidores resultou do contributo negativo das expectativas em relação à realização de compras importantes e das opiniões sobre a situação financeira do agregado familiar. Por outro lado, as expetativas face à evolução financeira do agregado familiar e da situação económica do país contribuíram positivamente. 

A confiança do comércio também diminuiu em outubro, após um ligeiro aumento no mês anterior. O que reflete o contributo negativo de todas as componentes: opiniões sobre volume de vendas, perspetivas de atividade e apreciações sobre o volume de stocks.

Enquanto a confiança do comércio grossista diminuiu em outubro, a confiança no comércio a retalho estabilizou. Registou-se uma diminuição na maioria das variáveis do comércio por grosso e um aumento na maior parte das variáveis do comércio a retalho. O volume de stocks e as expectativas de preços recuperaram em ambos os subsectores, tendo as perspetivas de encomendas a fornecedores e de emprego agravado. 

No comércio a retalho, as perspetivas de atividade subiram e sobre o volume de vendas estabilizaram, tendo-se agravado no comércio por grosso.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *