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Lidl duplica em dois anos exportações de produtos nacionais

Por a 29 de Outubro de 2019 as 15:28

lidl barreiroO Lidl exportou 148,5 milhões de euros de produtos de fornecedores portugueses para a sua rede de lojas internacional no ano fiscal iniciado em fevereiro de 2018 e terminado em março de 2019.

O valor, revelado esta terça-feira por Bruno Pereira, administrador de compras do Lidl Portugal, corresponde a 206 produtos, de 86 fornecedores, que foram vendidos na Europa e nos Estados Unidos. Em comparação com o exercício fiscal anterior, que representou 100 milhões de euros, as exportações do Lidl Portugal cresceram 48,5%.

Numa apresentação aos jornalistas, Bruno Pereira adiantou que os 148,5 milhões de euros duplicaram em relação aos 70 milhões de euros apresentados no ano fiscal de 2016/2017. “Em dois anos mais do que conseguimos duplicar as exportações”, o que revela o “nosso compromisso de apoiar a produção nacional, dando-lhes apoio em 30 países”, afirmou.

Suíça, França, Luxemburgo e Alemanha são os principais mercados de exportação e é nos países da Europa Central que Bruno Pereira vê maior potencial de crescimento, pelo “poder de compra” e pela “dimensão dos mercados”. No Reino Unido, onde o Lidl é dos retalhistas que mais cresce, existem 500 lojas. Mas não é um mercado muito relevante em termos de exportações, adiantou administrador de compras do Lidl Portugal. Em relação ao Brexit, o responsável afirmou que a companhia está a “acompanhar a situação com muita atenção e preparar-se para o cenário de saída”.

A pêra rocha, o produto mais exportado, representa 10,8 mil toneladas canalizadas para o exterior.  O azeite, classificado como uma história de sucesso, atingiu 24 milhões de litros para o exterior. Este valor, como adiantou Bruno Pereira, representa um crescimento de 9% e resulta do “reforço da parceria com a Sovena”. “Estamos felizes e orgulhosos por sermos competitivos com duas potências como a Itália e a Espanha”, realçou o responsável.  No bacalhau, que tem a França, a Suíça, Bélgica, Áustria e Suécia como principais importadores, foram exportadas 115 toneladas.

Na área de frutas e legumes foram vendidas 15 mil toneladas. Além da pêra rocha, que representa 10,8 mil toneladas, foram exportadas 2,7 mil toneladas de frutos vermelhos e 1,3 mil toneladas de couve coração.

As leguminosas embaladas chegaram a 24 países numa quantidade de 18,6 milhões de embalagens. Os salgados, por seu turno, foram vendidos em 10 países com um volume de 800 mil embalagens.

No pão, o Lidl Portugal vendeu para as suas filiais de outros países 28 milhões de unidades, incluindo a broa de milho, representando “uma duplicação em relação ao ano de 2016”, revelou Bruno Pereira. Os principais mercados são o Luxemburgo e a Espanha.

A área de pastelaria, que tem Espanha e o mercado da saudade como principais destinatários, escoou 8 milhões de artigos, nomeadamente 250 mil pastéis de nata, que tem o Luxemburgo como um dos principais importadores. Ainda foram vendidas um milhão de garrafas de piri-piri, valor que se mantém estável em relação a anos anteriores.

No respeitante ao vinho, em que as referências de marca própria constituem metade das exportações, 3 milhões de garrafas foram comercializadas para fora do país, incluindo um vinho verde que está a ser vendido nos Estados Unidos.

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