Europeus exigem das marcas medidas sustentáveis para o ambiente
Os consumidores europeus, cada vez mais preocupados com o ambiente, reivindicam que as marcas desenvolvam iniciativas em torno da sustentabilidade ambiental. A esmagadora maioria dos europeus (81%) considera ser muito importante as marcas implementarem programas que promovam melhorias ambientais, segundo dados divulgados pela Nielsen.
“Em Portugal, o cenário é semelhante e acompanha as tendências globais mais emergentes. 85% dos portugueses assumem que o suporte das empresas a causas ambientais impacta a sua decisão de compra. São por isso várias as oportunidades que se abrem às marcas face a este desafio. A capacidade para implementar iniciativas sustentáveis vai impulsionar o crescimento de vários mercados, à medida que cresce a procura por uma oferta que responda a este tipo de preocupações e que as marcas locais fazem uso desta tendência para potenciar as suas vendas”, diz Ana Paula Barbosa, retailer vertical director da Nielsen Portugal.
Esta tendência é mais acentuada entre os millennials (21-34 anos), sendo 85% os que afirmam categoricamente que as empresas devem tomar medidas para melhorar este ambiente. Da parte dos baby boomers (50-64 anos), 72% consideram ser muito importante este tipo de iniciativas das empresas. Seguem-se as pessoas com mais de 65 anos, com 65% das respostas afirmativas.
Uma fatia importante dos consumidores da Europa (30 a 40%) confessa ainda estar disponível a pagar um preço mais elevado por produtos que cumpram normas de sustentabilidade.