Data Center Homepage Newsletter

Atividade económica portuguesa acelera ligeiramente em agosto

Por a 17 de Outubro de 2019 as 14:28

JLL_LisboaA economia portuguesa registou sinais positivos em agosto, tendo o indicador de atividade económica acelerado ligeiramente pelo segundo mês consecutivo.

“O indicador de atividade económica aumentou ligeiramente em agosto, à semelhança do observado no mês anterior”, refere o INE na Síntese Económica de Conjuntura, documento publicado esta quinta-feira. Em agosto, o indicador, que mede a tendência evolutiva da economia portuguesa, registou um aumento de 1,9%. No mês anterior, o registo de crescimento foi de 1,8%.

As perceções em relação ao clima da economia portuguesa não são, porém, tão favoráveis.  “O indicador de clima económico, disponível até setembro, diminuiu, após ter estabilizado no mês anterior”, refere o INE. Depois de dois meses com um registo de 2,3%, este indicador registou 2,2% em setembro. Este indicador tem por base as perceções dos empresários em relação à economia.

Quanto ao consumo privado, este abrandou de forma ligeira em agosto, o que “resultou do contributo positivo menos intenso da componente de consumo corrente, tendo a componente de consumo duradouro registado um contributo nulo”.

O consumo corrente teve uma desaceleração em agosto, resultado “do crescimento menos intenso da componente de consumo não alimentar, tendo a componente alimentar estabilizado face ao mês anterior”, prossegue o documento.

No que diz respeito ao indicador qualitativo do consumo, que se baseia nas opiniões dos empresários do comércio a retalho, aumentou em setembro, após uma diminuição registada em setembro.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *