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PortugalFoods cria plataforma de apoio às empresas que queiram entrar em novos mercados

Por a 9 de Setembro de 2019 as 13:16
Amândio Santos, presidente da PortugalFoods

A PortugalFoods prepara-se para lançar, no final deste mês, a plataforma online “Radar dos mercados internacionais”, a qual pretende apoiar as empresas do setor agroalimentar nos processos de internacionalização. Segundo o Dinheiro Vivo, a plataforma disponibilizará informação e dados agregados sobre 55 mercados internacionais, entre eles os da União Europeia.

A associação que representa o setor agroalimentar desenvolveu a ferramenta “interativa” no âmbito do projeto Portugal Excecional, num projeto financiado por fundos comunitários.

De acesso gratuito (apenas necessário registo), o site visa centralizar informação dispersa, gerada por distintas entidades que apoiam a internacionalização das empresas nacionais, e estará em atualização contínua.

Assim, através de um único endereço os empresários podem saber quais as regras e requisitos a cumprir para conseguir exportar um produto para cada um dos mercados. Além de dar a conhecer as especificidades de cada mercado, a plataforma fornece informações como as entidades de apoio e as pessoas a contactar, caso os consultantes tenham já tomada a decisão de investir num determinado mercado.

O lançamento do “Radar” acontece na manhã de 26 de setembro, no Palacete Viscondes de Balsemão, no Porto, sendo depois novamente apresentado na Startup Santarém a 15 de outubro.

Segundo dados da Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA), em 2019 o setor agroalimentar espera aumentar o volume de negócio para os 17 mil milhões de euros, face aos cerca de 16 mil milhões de euros registados em 2018, com as exportações a absorverem uma fatia de cinco mil milhões de euros da faturação prevista. A indústria agroalimentar portuguesa é composta por mais de 11 mil empresas que gerem cerca de 115 mil postos de trabalho diretos e 500 mil indiretos.

O setor agroalimentar é responsável, de acordo com a mesma entidade, por 8,66% das exportações portuguesas efetuadas no ano passado. Em 2018, as vendas do mesmo setor para o exterior atingiram os 5016 milhões de euros, que representam uma subida de 3,1% face a 2017.

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