Homepage Ponto de Venda

Crescente domínio da Takeaway faz Deliveroo abandonar mercado alemão

Por a 16 de Agosto de 2019 as 21:13

deliveryA Deliveroo não resistiu ao monopólio criado pela concorrente Takeaway, tendo anunciado a retirada do mercado alemão já a partir desta sexta-feira (16 de agosto).

A empresa britânica de entregas de refeições, que opera através de uma rede de colaboradores montados em bicicletas, desistiu do mercado alemão onde operava desde 2015 alegando que vai canalizar o investimento em outros mercados europeus e da região Ásia-Pacífico. 

A anúncio feito esta semana apanhou de surpresa o mercado alemão, mesmo com este a registar um crescente domínio da Takeaway, que opera na Alemanha sob a marca Lieferando. 

A Takeaway  tem vindo a adquirir várias operadoras do mesmo setor, como a Pizza.de e a Foodora. No final do ano passado, a empresa comprou a Delivery Hero num negócio que totalizou os 990 milhões de euros. 

Segundo a Deutcshe Welle, em 2017 a Takeaway absorvia uma quota de 43% do mercado de entregas de refeições na Alemanha, a Pizza.de registava uma fatia de 25% e a Delivery Hero 28%. Já a Deliveroo e a Foodora ficavam-se cada uma pelos 2% do mercado.

Não obstante, as investidas da Takeaway vão além daquele mercado. No início deste mês, a empresa completou a fusão com a Just Eat, numa operação avaliada em 5400 milhões de euros e que pretende consolidar uma rede de entregas por toda a Europa.

A Deliveroo foi fundada em Londres em 2013 e vai continuar com as operações em 13 países, entre os quais Espanha, Itália e França.

Recentemente, a Bloomberg deu conta que a empresa britânica estaria em conversações para aquisição da Glovo, startup espanhola que opera também na entrega de refeições em vários países europeus, incluindo Portugal, estando também presente em África e na América Latina. Na corrida à aquisição desta operadora está também a Uber, segundo a mesma fonte. 

A Takeaway também opera em Portugal, realizando inclusivamente entregas de refeições a partir de algumas lojas do Pingo Doce.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *