Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

INE confirma redução de preços em julho

Por a 12 de Agosto de 2019 as 12:14

JLL_LisboaOs preços caíram, em termos homólogos, 0,3% em julho, confirmando as previsões de 31 de julho do INE, que estimavam que a inflação tinha entrado em terreno negativo, anunciou esta segunda-feira o organismo estatístico.

O Índice de Preços do Consumidor sofreu, em julho de 2019, uma descida de 0,3% em comparação com igual período do ano anterior. Este valor significa menos 0,7 pontos percentuais em relação a junho deste ano.

A redução, como adianta o INE, deve-se sobretudo ao comportamento dos hotéis, motéis, pousadas e serviços de alojamento simples, que apresentaram uma diminuição expressiva na comparação com julho de 2018.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor português, que possibilita a comparação com outras economias da União Europeia, apresentou uma descida homóloga de 0,7%. “Esta taxa é inferior em 1,4 p.p. à do mês anterior e em 1,8 p.p. à estimativa do Eurostat para a área do Euro”, refere o documento do INE.

Ao nível da inflação subjacente, que exclui produtos alimentares não transformados e energéticos, esta caiu 0,1% em termos homólogos, numa taxa inferior em 0,7 pontos percentuais em relação à registada em junho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *