Compras online de supermercado sobem para 16% em Portugal
As compras online de supermercado, em Portugal, subiram para 16% em 2018, de acordo com dados do Observatory Shopping Experience da In-Store Media, representando um aumento de 7% face ao ano anterior.
Os principais motivos que os portugueses encontram para fazer as compras de supermercado através do meio online dizem respeito aos serviços de entrega, à pontualidade, às ofertas e às promoções.
Outros fatores que se mostram decisivos, segundo o estudo, têm a ver com a facilidade do processo de compra e se este é intuitivo. A disponibilidade de produtos frescos também pesa nas decisões.
Em termos de formatos de loja, os hipermercados aparecem como o preferido para 86% dos consumidores que não fazem compras online.
Seguem-se os supermercados, que são preferidos por 64% dos consumidores. As lojas de bairro e o comércio tradicional reúnem a preferência de 27% dos compradores.
Já 8% dos consumidores portugueses dizem preferir as lojas e os supermercados com produtos biológicos.
O mesmo estudo indica que apenas 4% dos clientes preferem fazer compras diretamente a produtores ou a cooperativas.
Os dados do estudo da In-Store Media indicam ainda que 74% dos consumidores portugueses compram em média em três supermercados.
O principal fator para escolher determinado supermercado ou loja é o preço (66%), seguido pelo conforto e pela experiência (63%) e pela variedade da oferta (51%).
2 comentários