Homepage Newsletter Produção

Greve dos camionistas: Portugal Fresh estima prejuízos diários de 21 milhões de euros diários

Por a 6 de Agosto de 2019 as 11:14

frutaA Portugal Fresh estima prejuízos de 21 milhões diários diretos no setor das frutas, legumes e flores caso a greve dos camionistas, marcada para 12 de agosto por tempo indeterminado, vá para a frente.

A associação para a promoção das frutas, legumes e flores (FLF) de Portugal, como refere em comunicado, acredita que a “greve dos motoristas terá um impacto muito negativo para o sector e para a economia nacional, afetando drasticamente as suas exportações”.

A entidade teme que o crescimento registado nos últimos anos no setor “possa estagnar ou regredir”. O setor terminou 2018 com um volume de negócios de 2.790 milhões de euros, tendo exportados 1.500 milhões de euros.

“O mês de agosto é de capital importância devido a concentração de pico de colheitas. Este mês tem um peso estimado de 23% no valor da produção nacional de FLF”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Num setor em que o valor das exportações cresce a uma média anual superior a 9%, o presidente da entidade estima prejuízos diários de 21 milhões de euros. “Pode crescer substancialmente se a paralisação se prolongar”, diz Gonçalo Santos Andrade.

Caso a greve se prolongue por mais de quatro a cinco dias, “muitas áreas de produção terão que ser abandonadas e alguns clientes chave serão perdidos, já que a geografia de produção nacional será substituída por outras geografias produtoras. Neste caso o prejuízo será bastante superior podendo atingir 350 milhões de euros em cinco dias e colocará postos de trabalho em risco acrescenta o presidente da entidade.

A associação defende assim a tomada de “medidas vigorosas que viabilizem o normal funcionamento das atividades de colheita, processamento e transporte garantindo a liberdade de trabalhar para quem o queira fazer sem constrangimentos ou pressões por parte daqueles que no exercício dos seus direitos eventualmente venham a insistir em fazer greve”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *