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Cerveja regista o maior crescimento da década no primeiro semestre do ano

Por a 1 de Agosto de 2019 as 10:26

cerveja_2A cerveja teve o maior crescimento da última década no primeiro semestre do ano. Entre janeiro e junho de 2019, a categoria subiu, em termos homólogos, 19% em valor e 15% em volume, valores que estão muito acima dos restantes bens de grande consumo, segundo dados da Nielsen.

A categoria, no final de 2018, valia 1.460 milhões de euros e 473 milhões de litros. “O crescimento da categoria está relacionado com uma maior disponibilidade dos consumidores portugueses para o consumo fora de casa, associado a atividades de lazer – 30% dos portugueses gastam o seu dinheiro extra em entretenimento fora de casa, contra apenas 12% em 2013”, analisa Tiago Aranha, client development manager da Nielsen.

“Os valores registados em 2019 demonstram o ambiente altamente dinâmico da categoria e reforçam o seu peso entre os BGC”, acrescenta.

O canal mais relevante para a venda de cerveja é o Horeca, representando 80% das vendas em valor e dois terços das vendas em volume.

O peso promocional influenciou também fortemente o desempenho da categoria: “70% das vendas de cerveja em retalho, no último ano, foram realizadas com este suporte, um aumento face ao ano passado (67%), o que torna as cervejas especialmente promocionadas comparativamente com a média dos BGC”, afirma o responsável da Nielsen.

Os efeitos da sazonalidade também se fazem sentir na venda de cerveja. “42% do volume de vendas em 2018 verificou-se nos meses de verão – junho a setembro – sendo que este período representou uma parcela significativa das vendas quer no canal de retalho (47%), quer no canal Horeca (39%)”, conclui o documento da Nielsen.

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