Destaque Destaque Homepage Homepage Não Alimentar Produção

Cereais, produtos lácteos e açúcar contribuem para queda de preços dos alimentos a nível global

Por a 1 de Agosto de 2019 as 16:11

açúcarO preço dos alimentos a nível mundial caiu em julho pelo segundo mês consecutivo, devido à queda do preço de alguns cereais, produtos lácteos e açúcar, informou esta quinta-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

O Índice de Preços da organização atingiu 170,9 pontos em julho, caindo 1,1% abaixo do nível de junho. Porém, em comparação com igual período do ano passado, registou-se uma subida de 2,3%.

A entidade avança que o Índice de Preços dos cereais caiu 2,7% em relação a junho, mas, em comparação com o período homólogo de 2018, subiu 4,1%. Esta queda foi sobretudo impulsionada pela queda dos preços do trigo e do milho. Já o índice de preços do arroz manteve-se estável.

O preço do óleo vegetal subiu, em julho, 0,8%, sendo este comportamento explicado pelo aumento sazonal da produção agrícola no Sudeste Asiático, combinado com a lenta procura global ao nível das importações.

O preço da carne subiu, em julho, 0,6%, o que representa a sexta subida consecutiva em termos mensais. Os preços da carne ovina e bovina subiram ainda mais em julho, impulsionados pelo aumento das importações nos países asiáticos e pelo enfraquecimento da oferta na Oceânia. Já os preços da carne de porco desceram ligeiramente, depois quatro meses de aumentos contínuos.

Nos preços dos produtos lácteos, registou-se uma diminuição de 2,9% em relação a junho, representando a segunda queda mensal consecutiva.

Já os preços do açúcar desceram 0,6%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *