Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Volume de vendas no comércio a retalho desce 0,3% na zona euro e cresce 1,5% em Portugal

Por a 4 de Julho de 2019 as 16:22

Retalho_ConsumoO volume de vendas no comércio a retalho caiu, entre abril e maio, 0,3% na zona euro e 0,4% na Europa dos 28, segundo estimativas divulgadas esta quinta-feira pela Eurostat.

Ao contrário do sucedido na média europeia, Portugal observou entre os dois meses uma subida de 1,5%.

Em alimentação, bebidas e tabaco, os países da União Europeia (UE) registaram, em média, uma descida de 0,5% no volume de comércio no mês de maio.

Os têxteis, a roupa e o calçado recuaram, em maio, na média da UE, 1,4%. Já os equipamentos de computador, livros e outros desceram, em maio, 0,4%.

Os artigos elétricos e mobiliário subiram, em maio, na UE, 0,3%.

Em termos homólogos, o volume de vendas no comércio a retalho subiu, em maio, 1,3% na zona euro. O mesmo crescimento ocorreu na média dos países da UE.

Portugal teve, em maio de 2019, um crescimento de 4,5% no volume de comércio a retalho em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Nos países da UE, o volume de comércio a retalho na alimentação, bebidas e tabaco subiu, em maio, 1,3%, em termos homólogos.

Os têxteis, vestuário e calçado sofreram um recuo homólogo de 1,9%. Os bens elétricos e mobiliário cresceram, em termos homólogos, 2,2%.

Já nos equipamentos de computador, livros e outros, a subida foi de 3,5%.

Entre os estados-membros para os quais há dados disponíveis, o volume de comércio a retalho cresceu mais, em maio de 2019, no Luxemburgo (+7.4%), Irlanda (+7.0%) e Eslovénia (+5.6%), em comparação com igual período de 2018.

As maiores descidas verificaram-se na Eslováquia (-2.6%), Dinamarca (-1.7%) e Croácia (-1.4%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *