Distribuição Homepage Newsletter

Introdução de imposto na Polónia penaliza Jerónimo Martins

Por a 2 de Julho de 2019 as 15:53
Pedro Soares dos Santos, presidente grupo Jerónimo Martins

Pedro Soares dos Santos, presidente grupo Jerónimo Martins

O governo polaco anunciou que vai avançar com o imposto sobre as vendas das grandes cadeias de distribuição do país, avançou a agência Bloomberg.

O anúncio da introdução deste imposto está a afetar os grandes retalhistas do país, como a Jerónimo Martins, que tem operação na Polónia com a Biedronka. As ações da Jerónimo Martins, depois deste anúncio, caíram, na parte da manhã, cerca de 5% na Bolsa de Lisboa.

Este imposto, que o governo polaco pretendia introduzir há três anos, mantinha-se congelado, tendo sido travado pela Comissão Europeia, por considerá-lo um incentivo estatal ilegal.  A Polónia ganhou, em maio, a contenda com a Comissão Europeia, com o Tribunal Justiça europeu a dar razão ao governo polaco. Agora, o governo polaco vem dar luz verde ao imposto, que muitos esperariam que só fosse introduzido em 2020.

O projeto do governo, de 2016, prevê a introdução de um imposto de 0,8% sobre as cadeias de retalho com vendas superiores a 4,5 milhões de dólares, ascendendo a 1,4% sobre as receitas mais elevadas.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *