Data Center Homepage Newsletter

Não cumprimento de prazo de pagamentos agrava-se em Portugal

Por a 27 de Junho de 2019 as 12:37

JLL_LisboaO número de empresas que cumprem os prazos de pagamento em Portugal é bastante baixo, sendo o fenómeno transversal a empresas de toda a dimensão. A percentagem de empresas que cumpriu os prazos de pagamento, em maio, foi de 14%, segundo a Informa D&B.

Analisando por sectores, são 16,4% as empresas de retalho que cumprem prazos de pagamento, enquanto o setor grossista apresenta o mesmo valor.

Numa análise geral, o documento adianta: “um registo muito baixo e que tem vindo a degradar-se nos anos recentes, mantendo o país como um dos que, em todo o mundo, tem a maior percentagem de empresas que não cumprem os prazos de pagamento acordados com fornecedores”, refere o documento.

A contribuir para esta degradação estão as microempresas. “Nos últimos dez anos, a percentagem de microempresas que cumpre prazos de pagamentos recuou 12,5 pontos percentuais, valor bastante superior às outras dimensões de empresas”, sublinha o Barómetro de Pagamentos da Informa D&B.

O tecido empresarial nacional é constituído por 95% de micro empresas, o que faz com que o fenómeno se agrave. “Foram também estas empresas as únicas que registaram uma subida entre as empresas que pagam com atrasos superiores a 90 dias, que passaram de 13,4% em 2009 para 16,1% em 2018”, avança o documento.

Considerando a totalidade do tecido empresarial, as empresas com atrasos superiores a 90 dias eram, no final de maio, 9,4%. “A grande maioria das empresas (65,2%) paga com um atraso até 30 dias. A média do atraso é neste momento de 28,9 dias”, acrescenta a mesma fonte.
Só 14,7% das pequenas empresas cumprem os prazos de pagamento. Das médias empresas, 8,9% cumprem os prazos. Nas grandes empresas, 5,6% cumprem os prazos.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *