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“A deslealdade é o novo normal” dos consumidores

Por a 24 de Junho de 2019 as 16:15

comprasOs consumidores são cada vez menos fiéis às marcas a longo-prazo. A explicar esta tendência estão fatores como a disseminação de informação, a experiência e o aumento das escolhas disponibilizadas aos consumidores, segundo um estudo global da Nielsen, que abrangeu mais de 30 mil utilizadores da Internet em 64 países.

Entres os consumidores portugueses, 89% assumem apreciar comprar e experimentar novas marcas e produtos. E quase metade afirma que atualmente a probabilidade de escolher novas marcas em relação há cinco anos é maior.

“As relações a longo-prazo são cada vez mais difíceis de conquistar. Segundo o estudo ShopperTrends, da Nielsen, os portugueses são dos mais brand switching da Europa. Neste novo paradigma, as marcas necessitam de criar relações fortes e de permanecer no top of mind dos consumidores, que diariamente são aliciados por novas tendências, produtos e marcas”, afirma Ana Reis, consumer insights leader da Nielsen.

A relação custo-benefício está entre as razões para os portugueses mudarem de marca. Metade dos consumidores assume que este é um fator importante a influenciar a sua decisão de escolher uma nova marca. Promoções, reduções de preços, recomendações, qualidade, conveniência e benefícios associados são outros dos fatores em destaque.

A escolha de uma marca, porém, difere consoante a categoria de produtos. Esta escolha é mais relevante em categorias como as bebidas alcoólicas, o chá e os produtos para cabelo. Menos importante mostra-se na aquisição de produtos frescos, snacks salgados ou produtos de papel.

Os millenials, como seria de esperar, estão mais abertos à experimentação de novas marcas ou produtos, uma vez que mais de metade (52%) revela ter uma apetência para experimentar novas marcas ou novos produtos. Esta infidelidade às marcas é condicionada pela procura da qualidade e da conveniência.

Em Portugal, a relação custo-benefício destaca-se claramente, com metade dos consumidores a afirmar que esta variável influencia sempre a sua decisão de escolha por uma nova marca. As promoções e reduções de preço, as recomendações, a qualidade, a conveniência e os benefícios associados são outras das características que promovem a experimentação de novas ofertas.

“A deslealdade é o novo normal. O efeito da procura do consumidor por mais variedade, pela melhor relação qualidade-preço e por mais benefícios (via qualidade, sustentabilidade e conveniência) lança novos desafios aos marketeers. Há que acompanhar estas novas tendências ditadas pelo mercado para poder voltar a ambicionar uma maior lealdade junto deste shopper, que se tornou desleal por natureza”, conclui Ana Reis.

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