Distribuição Homepage Newsletter

Carrefour vende posição de 80% na China ao retalhista Suning.com

Por a 24 de Junho de 2019 as 11:48

carrefourO grupo Carrefour aceitou a venda de 80% da sua posição na operação na China ao retalhista Suning.com, num negócio avaliado em 620 milhões de euros.

O retalhista chinês passará a deter 80% do negócio e assume a posição de controlo do Carrefour na China, mas a companhia francesa mantém a participação de 20%.

Com este acordo, o Carrefour China fica avaliado em 1.400 milhões de euros. A marca francesa, que opera em território chinês desde 1995, tem 210 hipermercados no país e 24 lojas de conveniência.

O negócio surge após a procura, por parte do Carrefour, de um parceiro para as operações chinesas, que têm estado em dificuldades nos últimos anos, por não conseguir ajustar-se à concorrência do e-commerce, o que provocou uma queda nas vendas.

A operação do Carrefour na China gerou, em 2018, vendas líquidas de 3,6 mil milhões de euros. Com a posição de 20%, o Carrefour vai ter direito a dois lugares no conselho de supervisão.

A concretização do negócio, que necessita da autorização das autoridades chinesas da concorrência, poderá ser feita no final de 2019, permitindo à Suning.com crescer em todas as categorias do segmento do retalho.

O acordo feito com o retalhista chinês coloca, assim, um ponto final nas negociações que o Carrefour vinha mantendo com o gigante tecnológico chinês Tencent.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *