Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Confiança dos consumidores sobe em maio. Indicador de confiança do comércio diminui

Por a 28 de Maio de 2019 as 11:40

comercioDepois de um período de cinco meses em queda, a confiança dos consumidores subiu em abril e em maio, embora tenha diminuído o indicador de confiança do comércio, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Já o indicador de clima económico diminuiu em maio, depois de uma estabilização no mês anterior. Este diminuiu de 2,5 pontos em para 2,3 pontos em maio.

A evolução do indicador de confiança dos consumidores, de -9,3 para -9,0 entre abril e maio, “resultou do contributo positivo das perspetivas relativas à evolução da realização de compras importantes, do saldo das opiniões e das expetativas sobre a situação financeira do agregado familiar, destacando-se o primeiro caso, tendo as perspetivas relativas à evolução da situação económica do país apresentado um contributo negativo”, salienta o INE.

O indicador de confiança do comércio diminuiu entre março e maio, o que reflete “nos últimos dois meses o contributo negativo de todas as componentes, saldo de opiniões sobre o volume de vendas, perspetivas de atividade e apreciações relativas ao volume de stocks”, refere o documento do INE.

Em queda continua o indicador de confiança da indústria transformadora, com uma diminuição nos últimos cinco meses. O INE indica que, em maio, “o comportamento do indicador deveu-se ao contributo negativo de todas as componentes, apreciações sobre a procura global, opiniões sobre a evolução dos stocks e perspetivas de produção”.

Depois de ter aumentado em abril, o indicador de confiança da construção e obras públicas desceu em maio.

Já o indicador de confiança dos serviços aumentou em maio, resultando o comportamento do indicador “do contributo positivo das apreciações sobre a evolução da carteira de encomendas e sobre a atividade da empresa, tendo o saldo das perspetivas sobre a evolução da procura diminuído”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *