Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Sonae Sierra termina primeiro trimestre de 2019 com lucro de 19,1 milhões de euros

Por a 21 de Maio de 2019 as 12:15
Fernando Guedes de Oliveira, CEO Sonae Sierra

Fernando Guedes de Oliveira, CEO Sonae Sierra

Num período em que continua a implementar uma estratégia de reciclagem de capital, com a alienação de 9% no Loop5, a Sonae Sierra concluiu o primeiro trimestre de 2019 com um resultado líquido de 19,1 milhões de euros, o que representa um crescimento homólogo de 25% face aos 15,3 milhões de euros de igual período de 2019.

Ainda no âmbito da reciclagem de capital, a Sonae Sierra concluiu a alienação do LeiriaShopping em abril. “ASonae Sierra registou um desempenho operacional sólido no primeiro trimestre de 2019, período durante o qual manteve o foco na implementação da sua estratégia de crescimento da prestação de serviços e de desenvolvimento de novos projetos, bem como, de reciclagem de capital”, salienta Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, citado em comunicado.

Em termos de aquisições, a Sonae Sierra anunciou, durante os primeiros três meses do ano, a compra de uma participação de 50% da Balmain, empresa polaca que gere um portefólio de 15 centros comerciais. “Esta transação permite à Sonae Sierra entrar no mercado polaco e, de uma forma prudente, considerar uma possível expansão para outros mercados da Europa de leste”, refere a companhia em comunicado.

O fundo gerido pela área de gestão de investimentos da Sonae Sierra, a Socimi Ores, comprou um ativo em Burgos, Espanha, ocupado pela marca Stradivarius.

No primeiro trimestre do ano, a Sonae Sierra inaugurou o primeiro centro comercial na Colômbia, o Plaza Cúcuta. A parceria estabelecida com a Central Control, empresa colombiana especializada em centros comerciais, implicou um investimento de 52 milhões de euros.

A construção do McArthurGlen Designer Outlet Málaga, em Espanha, prossegue, numa parceria entre McArthurGlen e o Sierra Fund, que representa um investimento de 52 milhões de euros.

Além dos 19,1 milhões de euros de lucro, a Sonae Sierra encerrou os primeiros três meses do ano com um crescimento do EBIT de 9%, “refletindo a melhoria no desempenho do portefólio na Europa e Brasil, bem como o aumento da atividade de prestação de serviços”.

O resultado direto aumentou, em termos homólogos, 16% para 19,6 milhões de euros, “devido à melhoria do seu portefólio de ativos, tanto ao nível das rendas, como das vendas dos lojistas”.

Já o resultado indireto registou “um valor de -0,5 milhões de euros, beneficiando, sobretudo, do ganho com a abertura do centro comercial Jardín Plaza Cúcuta”, refere o mesmo documento.

Numa base comparável, as vendas dos lojistas cresceram 1,8% na Europa, crescimento alavancado pelo desempenho da Roménia, Espanha e Brasil, com crescimentos numa base cambial constante de 21,9%, 4,7% e 3,7%, respetivamente.

As rendas, também numa base comparável, aumentaram 3,8% na Europa.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *