Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Lucros da Sonae sobem 6,5% no primeiro trimestre de 2019

Por a 15 de Maio de 2019 as 23:40

SonaeA Sonae fechou o primeiro trimestre de 2019 com um resultado líquido atribuível aos acionistas de 18,3 milhões de euros, um aumento de 6,5% em relação ao período homólogo do ano anterior.

Tendo o volume de negócios subido 8,9% em termos homólogos, a companhia liderada por Cláudia Azevedo terminou os primeiros três meses do ano com 1.461 milhões de euros. Estes são, aliás, os primeiros resultados da Sonae com Cláudia Azevedo na função de CEO.

“A Sonae teve um bom início de ano, apesar do efeito de calendário adverso com uma Páscoa tardia. O volume de negócios consolidado no primeiro trimestre aumentou 8,9% em termos homólogos, atingindo €1.461 M, com contributos positivos de praticamente todos os negócios, em particular da Sonae MC e da Sonae Sierra, cujos resultados são agora consolidados integralmente nas contas da Sonae”, refere Cláudia Azevedo no documento enviado à CMVM com os resultados do primeiro trimestre.

O EBITDA subjacente cresceu 15,6% para os 105 milhões de euros, enquanto o EBITDA cresceu 33,4% para 136,1 milhões de euros. O desempenho positivo do EBITDA é sustentado pelo crescimento do EBITDA subjacente, pelo resultado do método de equivalência patrimonial de 25,5 milhões de euros, sobretudo da Sonae Sierra. O crescimento do EBITDA também é atribuído aos 4,6 milhões de euros relacionados com a mais-valia da venda da Saphety pela Sonae IM.

Após aquisição da Arenal e da participação adicional da Sonae Sierra, com um valor de aquisição de 256 milhões de euros, bem como a consolidação da dívida líquida do negócio dos centros comerciais em 205 milhões de euros, a dívida líquida atingiu 1.701 milhões de euros. E, em base comparável, desceu 99 milhões de euros.

O capex total, por outro lado, teve um aumento para 116 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. Este aumento está relacionado sobretudo com a aquisição da Arenal pela Sonae MC.

Sonae MC com  performance positiva

A Sonae MC terminou o trimestre com um volume de negócios de 1.048 milhões de euros, traduzindo uma subida homóloga de 7,4%. A vendas comparadas cresceram 1,1%. O aumento espelha um crescimento dos volumes, num cenário em que a inflação dos produtos alimentares é baixa.

Nestes primeiros três meses do ano, a Sonae  MC expandiu em 14 a rede de lojas, a qual inclui três Continente Bom dia e um Continente Modelo. Já o EBITDA subjacente cresceu 8,1% em termos homólogos ao atingir 81 milhões de euros nos primeiros três meses do ano.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *