FMCG Homepage Newsletter

Coca-Cola é a marca mais consumida mundialmente pelo sétimo ano consecutivo

Por a 15 de Maio de 2019 as 15:31

Coca-colaA Coca-Cola foi a marca mais consumida em todo o mundo, em 2018, pelo sétimo ano consecutivo, tendo sido retirada das prateleiras 5,9 mil milhões de vezes, revela o ranking Brand Footprint da Kantar.

No ranking, que revela que 31 marcas foram escolhidas mais de um mil milhão de vezes pelos consumidores, a Colgate surge na segunda posição ao ser retirada das prateleiras 3,9 mil milhões de vezes. Tal como no ano anterior, a Colgate é a única marca escolhida por mais de metade da população mundial, tendo uma penetração em 60,5% dos lares.

A Maggi surge na terceira posição, tendo sido retirada das prateleiras 2,7 mil milhões de vezes. A marca penetrou em 31.2% dos lares. Tal como a Coca-Cola, a Colgate e a Maggi mantiveram as mesmas posições em relação ao ano anterior.

Analisando o desempenho das marcas locais, o estudo avança que estas cresceram em 2018, tendo obtido um ganho de quota de 0,3%. Em relação a 2017, ano em que as marcas locais registaram um aumento de quota de 0,5%, registou-se uma desaceleração do crescimento. As marcas locais foram escolhidas, em 2018, por 64,8% dos consumidores.

As marcas globais, com uma escolha de 35,2% por parte dos consumidores, têm, no entanto, potencial de crescimento. “As marcas globais de FMCG têm grandes oportunidades para crescer, considerando as especificidades dos mercados locais e adaptando a sua oferta às escolhas, preferências e comportamento de compra dos consumidores locais. As marcas que consigam responder ao desafio com agilidade continuarão a crescer”, considera Josep Montserrat, CEO Worldpanel Division da kantar.

Esse foi o exemplo da Unlilever que ganhou quota a nível local, com a adaptação de produtos para os mercados nacionais em marcas como a Surf Excel.

kantar

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *