FMCG Homepage Newsletter

Maior cervejeira do mundo multada em 200,4 milhões de euros pela Comissão Europeia

Por a 13 de Maio de 2019 as 16:40

cerveja_2A maior cervejeira do mundo, a Anheuser-Busch InBev (AB InBev), foi multada em 200,4 milhões de euros pela Comissão Europeia (CE) por violar as regras antitrust da União Europeia.

Depois da abertura de uma investigação, em junho de 2016, a CE concluiu que a AB InBev abusou da sua posição dominante no mercado belga, onde detém uma quota de mercado de 40%, ao adotar uma estratégia para vender a cerveja a retalhistas e a grossistas a preços mais elevados na Bélgica do que na Holanda. A prática foi levada a cabo entre 2009 e 2016.

“Os consumidores na Bélgica estão a pagar mais pela sua cerveja preferida por causa da estratégia deliberada da AB InBev de restringir as vendas transfronteiriças entre os Países Baixos e a Bélgica”, destaca Margrethe Vestager, comissária europeia responsável pela concorrência.

O objetivo, adianta um comunicado, era manter preços mais elevados na Bélgica, limitando as importações da cerveja Jupiler para a Bélgica. A AB InBev limitou os volumes de cerveja Jupiler vendidos a empresas grossistas na Holanda para limitar as importações desses produtos na Bélgica. A AB InBev, além disso, recusou-se a vender as cervejas do seu portefólio a retalhistas belgas a não ser que estes concordassem limitar as importações da Jupiler, que é mais barata, da Holanda para a Bélgica.

Pela cooperação da AB in Bev durante a investigação, a CE concedeu uma redução de 15% da multa de 200,4 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *