Conheça as 25 inovações mais bem sucedidas no retalho europeu
A Nielsen divulgou esta terça-feira uma lista dos 25 produtos inovadores mais bem-sucedidos no mercado europeu de grande consumo, no ano passado.
Nos três primeiros lugares do “Top 25 Breakthrough Innovations” estão dois produtos da Nestlé – os doces Bon Pari Koshmariki e a massa fresca sem glúten Buitoni La Sfoglia Rotonda Senza Glutine – e um produto da Barilla, as bolachas Buongrano Mulino Bianco.
“O relatório destaca inovações de produto lançadas no mercado europeu em categorias de BGC [Bens de Grande Consumo] que foram bem-sucedidas no setor do retalho, tendo por base resultados analisados pela Nielsen”, explica, em comunicado, a consultora especializada em bens de grande consumo.
“Alguns dos fatores a potenciar a inovação entre os vencedores deste ano estão relacionados com marcas que demonstram capacidades excecionais, não apenas de conquista de quota de mercado e crescimento, mas também de implementação de estratégias específicas de inovação. Estas marcas foram bem-sucedidas porque escutaram os seus consumidores, exploraram o design de embalagem e alcançaram a excelência em processos de venda. As inovações abrangem desde iniciativas de curta duração a produtos relacionados com tendências de procura por opções saudáveis de consumo e mesmo produtos orientados a nichos de público, destinados a melhorar a relação e a interação com determinados tipos de consumidores. Outras marcas estão focadas em apelar a premium shoppers”, exemplifica a consultora.
“No mercado dos BGC, a pressão sobre os responsáveis de marketing para inovar e disponibilizar uma oferta única e diferenciadora é elevada”, afirma Cristina Rojo, inovation business partner da Nielsen, citada no comunicado. “Os comportamentos e necessidades dos consumidores têm vindo a alterar-se ao longo do tempo, evoluindo com o surgimento do e-commerce, das marcas próprias e da exposição a plataformas digitais, que permitem às marcas adotarem uma mensagem personalizada. Esta enorme competição para atrair a atenção do consumidor tornou a inovação de produto num desafio para as empresas de BGC”.
Conheça a listagem completa:
TOP 25 BREAKTHROUGH INNOVATIONS IN EUROPE DA NIELSEN BASES
Produto |
Empresa |
País |
Bon Pari Koshmariki | Nestlé | Rússia |
Buitoni La Sfoglia Rotonda Senza Glutine | Nestlé | Itália |
Buongrano Mulino Bianco | Barilla | Itália |
Cadbury Roundie | Mondelēz International | Reino Unido |
Couches Lotus Baby | Essity | França |
Danissimo Shake & Go | Danone | Rússia |
Diet Pepsi Wild Cherry | PepsiCo | Rússia |
Diplomatico Mantuano | Destilerías Unidas S. A. (DUSA) | França |
Epica Protein Yogurt | Ehrmann | Rússia |
Felix Doubly Delicious Dry Cat Food | Nestlé Purina | Rússia |
Heineken 0.0 | Heineken | França |
Herta Le Bon Paris Conservation Sans Nitrite | Nestlé | França |
Ichnusa Non Filtrata | Heineken Italia S.p.A. | Itália |
Judith Williams Cosmetics | Judith Williams | Alemanha |
Knoppers NussRiegel | Storck | Alemanha |
L’OR Classique | Jacobs Douwe Egberts B.V. | Reino Unido |
Ladron de Manzanas Cider | Heineken | Espanha |
Lenor 3in1 Pods | Procter & Gamble | Alemanha |
Lenor Inspiré par la Nature | Procter & Gamble | França |
M&M Bâtonnets | Mars Wrigley Confectionery | França |
Magnat Champagne & Strawberry | Unilever | Rússia |
Maybelline Superstay Matte Ink | L’Oréal | Espanha |
Nature Valley Bars | General Mills | Reino Unido |
Oral-B Répare Gencives et Émail | Procter & Gamble | França |
Perwoll Care & Refresh | Henkel | Alemanha |
Purina Gourmet Gold Tortini | Nestlé Purina | Itália |