Data Center Homepage Newsletter

Comércio a retalho de bens duradouros poderá sofrer aumento do número de insolvências a nível global

Por a 11 de Abril de 2019 as 10:38

retalho especializadoO comércio a retalho de bens duradouros poderá deparar-se, no futuro, com um aumento, a nível global, de processos de insolvência, adianta um relatório da Crédito y Caución.

Face ao crescimento do comércio online a nível global e ao aumento da instabilidade no retalho, “a necessidade de se adaptar para sobreviver” é um dos pontos críticos do setor para os próximos anos.

A análise parte de uma realidade onde alguns dos retalhistas mais relevantes se declararam insolventes nos últimos anos, tendo os sobreviventes tido a necessidade de encerrar pontos de venda.

França, Reino Unido e França, por exemplo, são mercados que poderão assistir a um aumento significativo do número de insolvências. Em Espanha, onde as insolvências aumentaram ligeiramente em 2018 entre pequenas e médias empresas, haverá uma tendência para a estabilização em 2019.

Prevendo-se que o e-commerce cresça 21% em 2019 e que, até 2021, represente 18% das vendas a retalho a nível mundial, o relatório adverte que o setor é um dos que enfrenta maiores desafios nos próximos anos. “Resta ver se muitos dos pequenos retalhistas, já em dificuldades, têm os meios para realinhar os seus negócios de modo a se manterem competitivos”, aponta o documento.

Num setor onde o consumidor pode ter acesso, em tempo real, a informações sobre produtos, preços e qualidade, “a falta de vontade ou de meios para se adaptar a um ambiente de mercado cada vez mais instável e em constante mudança pode causar sérios problemas repentinos a grandes e pequenos retalhistas, independentemente de quão estabelecidos estejam no mercado ou de quão bem-sucedidos tenham sido no passado”, adverte o relatório.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *