Destaque Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

O iogurte skyr que vende €122 milhões nos EUA chega a Portugal pela mão da Lactalis

Por a 9 de Abril de 2019 as 15:28

all_products@2xA Lactalis vai comercializar, a partir de maio, em Portugal, a marca de iogurtes do tipo skyr Siggi’s.  A marca fundada por um islandês, de nome Siggi Hilmarsson, nos EUA, foi comprada pela Lactalis em fevereiro de 2018. A partir deste ano, começou a chegar às prateleiras do retalho europeu.

“O grupo Lactalis esteve durante cerca de um ano a preparar a entrada de Siggi’s no mercado europeu e a fazer a gestão da transferência da produção da marca dos EUA para a fábrica da Lactalis na Eslovénia. É a partir desta unidade industrial que estamos a abastecer a Europa”, conta em entrevista ao Hipersuper Ricardo Lagoa, senior brand manager da Siggi’s e de mais duas marcas do grupo Lactalis.

A receita do iogurte skyr Siggi’s, alimento milenar da dieta islandesa, contém 0% de gordura, fruta verdadeira e apenas “um toque de açúcar de cana”. “Não contém corantes, conservantes, espessantes ou adoçantes e sabores artificiais”. Por isso, Ricardo Lagoa acredita que esta é uma proposta única no mercado nacional. “Com esta receita e proposta de naturalidade e simplicidade achamos que vamos atrair mais pessoas para o mercado dos iogurtes, consumidores que estavam a sair ou não eram consumidores habituais de iogurtes”, sublinha.

Apesar de só chegar às prateleiras do retalho português a partir de maio, alguns consumidores portugueses já estiveram em contacto e provaram a gama disponível em Portugal (Natural, Morango e Mirtilo, em copos de 150gr). “Começámos por chegar aos consumidores, em primeira mão, através de alguns mercados municipais, seguindo um pouco os passos da história desta marca. Temos uma banca, onde o produto é o herói e onde damos a provar o nosso iogurte e o misturamos com vários ingredientes, como fruta ou cereais. No início de maio, começamos a entrar, a pouco e pouco, nas maiores cadeias de distribuição”, conta, por sua vez, Mariana Frazão, brand manager junior da Siggi’s. “Queremos construir esta marca em Portugal, como o Siggi a construiu nos EUA. É uma história inacreditável de empreendedorismo e queremos partilhá-la”.

Como tudo começou

“Vivia e estudava nos EUA, em 2004, quando descobri que a maioria dos iogurtes no mercado eram artificiais, com complexas listas de ingredientes e elevados níveis de açúcar”, explicou Siggi Hilmarsson, que esteve em Portugal a apresentar a marca que criou e que, entretanto, vendeu à Lactalis.  Foi, então, que decidiu decidiu começar a fazer os seus próprios iogurtes skyr, seguindo uma receita familiar, na rudimentar cozinha de sua casa. “Dei a provar aos familiares e amigos, afinei a receita e comecei a vender os primeiros iogurtes numa feira de rua em Manhattan”, lembra.

O projeto correu bem e Siggi cria nesse ano a empresa The Icelandic Milk&Skyr Corporation e a marca Siggi’s. Em 2008, recebeu uma proposta para vender os seus produtos na cadeia de retalho Whole Foods, hoje propriedade da Amazon.  Sete anos depois, em 2015, siggi’s entra na posição número 1 do ranking das marcas de iogurtes com a maior taxa de crescimento nos EUA, segundo a Forbes. Em 2017, a marca fatura 122 milhões de euros no mercado norte-americano.

Siggi Hilmarsson continua ligado à empresa que fundou. É o grande embaixador da marca no mundo e tem um papel ativo na definição da estratégia comercial e de produção.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *