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Será 2019 o ano da cerveja sem álcool?

Por a 20 de Março de 2019 as 16:01

cerveja_2As grandes cervejeiras internacionais começaram o ano de 2019 a lançar versões de cerveja sem álcool ou com baixo teor de álcool.

A italiana Peroni, a irlandesa Guinness e a norte-americana Budweiser são alguns exemplos de marcas com alcance mundial que reforçaram o seu portefólio sem álcool. E, por cá, também a Central de Cervejas apresentou recentemente as versões 0.0% das marcas Sagres, Heineken e Radler.

A agitação no mercado de cervejas sem álcool levou a publicação britânica “The Drink Business” a levantar a questão que lançámos para o título deste artigo: “Será 2019 o ano da cerveja sem álcool?”. Segundo um estudo da EstiCast Research&Consulting, o mercado global de cerveja sem álcool vai crescer a um ritmo médio de 12,3% até 2025.

A cerveja sem álcool ou com baixo teor alcoólico está a ganhar novos consumidores sobretudo junto dos jovens adultos europeus. Adeptos de estilo de vida saudáveis, estes consumidores, designados de ‘Clean Lifers’, valorizam as bebidas sem álcool em detrimento dos refrigerantes ricos em açúcar.

Fomos, então, saber se esta tendência já chegou a Portugal. E verificámos que sim, pelo menos ao consumo fora do lar. Em 2018, as vendas de cerveja sem álcool no canal ontrade registaram 21,569,998 euros, o que representa um crescimento de 5% face aos 20,470,622 alcançados em 2017, segundo dados da Nielsen.

A tendência parece, no entanto, ainda não ter chegado à casa dos portugueses. As vendas de cerveja sem álcool no canal alimentar caíram 2% em valor, nos últimos doze meses face ao período homólogo, para 7,7 milhões de euros. Em quantidade, a quebra é maior. As vendas diminuíram 7% para 4,4 milhões de litros, de acordo com a Nielsen.

*Notícia atualizada às 13h58, dia 01/04/2019

 

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