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Vendas de bens tecnológicos de consumo sobem 8% em 2018 à boleia do canal online

Por a 19 de Março de 2019 as 16:03

phablets01As vendas de bens tecnológicos de consumo no mercado português aumentaram 8% em 2018, face ao ano anterior. Este crescimento está suportado na evolução do canal online, já que as vendas nas lojas físicas caíram 1,2%, revelou esta terça-feira a GFK na sua conferência anual que, em 2019, assinalou a 23ª edição.

Em 2018, o peso das vendas online no mercado português de bens tecnológicos de consumo subiu de 5,2% para 7,1%, “a evolução mais significativa de sempre”, explica a empresa de estudos de mercado especializada em bens não alimentares. Ainda assim, Portugal continua a ter o registo mais baixo de vendas online na Europa Ocidental.

As vendas de bens tecnológicos de consumo nos países da Europa Ocidental ultrapassaram, pela primeira vez, um quarto do mercado em faturação no ano passado. Em Portugal, o peso do canal online no total de vendas destes produtos é de cerca de 8%.

Área de telecomunicações é a que mais cresce

Dentro das categorias que constituem o mercado de bens tecnológicos de consumo, a área de telecomunicações foi a que mais cresceu, em oposição à tendência mundial que é de quebra nas vendas. As vendas de telecom subiram 12% em 2018, alavancadas pelos produtos “smart, premium e de elevada performance”, explica a GFK, dando como exemplos os phablets e os smartphones.

As vendas de produtos de informática, por sua vez, subiram 4%, em linha com o mercado mundial. “Computadores com processadores de alta performance, mas também computadores portáteis com design ultra fino, são os que se apresentam com um preço médio mais alto, mas ainda assim com as melhores taxas de crescimento no mercado”, explica a consultora.

Já o mercado de eletrónica de consumo cresceu 3% em 2018 com vendas de 372 milhões de euros. Na Europa, as vendas da categoria decresceram 6%. “Os dados analisados mostram que o consumidor sente que merece ‘mimar-se’ e está disposto a gastar mais, para ter porventura menos, mas melhor. O Ultra HD está a funcionar como um dos grandes  drivers do mercado de TV e cresceu 37% em valor face ao ano 2017, representando 61% do valor gasto em TV pelos consumidores portugueses”.

Por último, os eletrodomésticos. Os de pequena dimensão cresceram 8%, enquanto os de grande dimensão aumentaram as vendas em 3% no ano passado. “Poucos são os produtos que contribuem para esta evolução, sendo que o destaque vai para os aspiradores, o produto com mais crescimento, e para as máquinas de café”, termina a GFK.

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