saiba o que é »

Como arranjar uma torneira

Por a 15 de Março de 2019 as 14:49
5 dicas para arranjar uma torneira

Arranjar uma torneira pode parecer uma tarefa algo difícil mas, na verdade, muitas vezes, isto é algo que conseguirá fazer sozinho. Hoje deixamos algumas dicas sobre como pode arranjar uma torneira. Ainda assim, se não se sentir confiante, não deixe de recorrer a um bom canalizador para resolver o problema por si. Desentupimentos, reparação de caldeiras e cuidados com as tubagens para evitar fugas de água e rebentamento de canos: são muitos os passos da manutenção de uma casa, para garantir o correto funcionamento de todos os seus aspetos essenciais. Quando a manutenção falha ou é insuficiente, no entanto, alguns problemas tendem a manifestar-se e, entre eles, é muito comum que apareçam as torneiras danificadas, que não param de pingar. Uma torneira que constantemente está a pingar não implica, apenas, um problema para a paciência de quem a ouve. Implica também um acréscimo substancial na sua fatura da água e um gasto desnecessário de recursos, extremamente nocivo para o meio ambiente. Assim, se a sua torneira está danificada, uma ação célere no sentido de a reparar é fundamental. Conheça as melhores dicas de canalização para o ajudarem neste processo e repare já hoje a sua torneira.

1. Desligue a água na válvula geral

Nunca é demais lembrar que, quando se tratam problemas de canalização, o melhor é desligar a água no contador. Além de evitar eventuais surpresas, que resultem em inudações ou banhos indesejados, saberá, assim, que pode mexer tranquilamente nas peças, sem causar danos de maior à divisão em questão.

2. Limpe a torneira

O dano que provoca o pingar da torneira pode não ser gerado por nada mais além de calcário ou detritos acumulados. Assim, primeiramente, poderá tentar desmontar a torneira e limpá-la a fundo, com recurso a algodão e produtos anti-calcário, removendo todos os detritos que possam estar a impedir que esta funcione como deveria. Os filtros e pulverizadores da torneira, caso existam, deverão também ser desmontados e limpos.

3. Faça a substituição do cartucho

Uma das causas mais comuns da torneira a pingar é um cartucho danificado. Então, esta é outra das situações às quais poderá dar resposta, na tentativa de solucionar o problema. Para fazer esta substituição desmonte o manípulo com uma chave apropriada e desaperte o parafuso que encontrará sob este. Com uma chave-inglesa poderá então desapertar a porca de compressão e extrair o cartuxo. Deverá levá-lo consigo para adquirir um novo, uma vez que existem várias medidas para esta peça. Depois, bastará que coloque o cartucho novo e que volte a montar todas as peças removidas.

4. Verifique as juntas de vedação

Se notar que a água sai pela junta de vedação, poderá estar perante um problema nesta junta, pelo que deverá substituí-la. Este problema é comum e pode ser solucionado com a troca das juntas e o seu isolamento mediante a aplicação de silicone. Deixe o silicone secar antes de utilizar novamente esta torneira.

5. Contacte um profissional

No caso de as suas tentativas de reparação saírem frustradas, é possível que a causa do problema seja mais difícil de identificar ou que precise de trocar toda a estrutura da torneira. Se decidir procurar um profissional, garanta a escolha de um canalizador com experiência e opte por materiais de qualidade. Desta forma, a sua torneira durará mais tempo.

Fontes:
assistencias-caldeiras-porto.pt
assistencia-caldeiras-braga.pt
assistencia-caldeiras-lisboa.pt
assistencia-caldeiras-coimbra.pt
assistenciacaldeiras24.pt

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *