saiba o que é »

Bolor de humidades: como remover

Por a 14 de Março de 2019 as 14:45
Como eliminar o bolor resultante da humidade na sua casa

O bolor que resulta da humidade na sua casa é um problema severo que afeta, não só a parte estética mas também a sua saúde. A eliminação deste problema é muito importante para garantir o nosso bem-estar e o nosso conforto no seio do nosso lar. Por isso mesmo, hoje, olhamos para as melhores formas de eliminar o bolor resultante da humidade dos seus tetos, paredes e mobiliário. Venha saber as melhores formas de eliminar o bolor de vez. O bolor que surge nos tetos e paredes da casa e que, muitas vezes, ataca até peças de mobiliário, pode provir de diversas situações. A humidade elevada da casa, a falta de ventilação em divisões interiores, um cano ao qual não foi feito um desentupimento atempado e que rebentou, uma pintura inadequada ou a falta de manutenção e higiene são alguns dos fatores que facilmente levam ao aparecimento de manchas e à proliferação de bactérias e fungos. Na tentativa de limpar e melhorar a situação, é comum a passagem de panos que, na verdade, promovem o alastramento do problema e o tornam mais visível e intenso. Ainda que a questão estética seja, desde logo, algo irritante, a verdade é que o maior problema desta situação se prende com a saúde e, principalmente, com a saúde respiratória, tornando mais preocupantes e possíveis situações como a asma ou infeções respiratórias severas. Importa, por isso, saber como agir para eliminar o bolor resultante da humidade na sua casa. Se quer resolver este problema, encontrou o artigo ideal para si.

1. Quais os melhores produtos caseiros?

Alguns dos elementos presentes na nossa casa podem operar verdadeiros milagres na eliminação do bolor das nossas casas. Bons exemplos de produtos que podem ajudar são o limão (que, pela sua acidez, ajuda na eliminação dos fungos e promove o desaparecimento do bolor); o vinagre branco, quando pulverizado na zona afetada; uma mistura de bicarbonato de sódio com água ou, caso tenha este problema em roupas ou tecidos (como, por exemplo, os estofos do sofá) poderá optar também por uma mistura de água com sal. Estas misturas e produtos podem ser pulverizados nos locais afetados pelo bolor, limpando de seguida com um pano. Este pano, no entanto, deve ser trocado várias vezes e passado apenas na zona afetada, sob o risco de espalhar o fungo e expandir ainda mais a mancha de bolor.

2. Produtos de limpeza e a eliminação de bolor

A maior parte dos produtos de limpeza não são totalmente consensuais quanto ao seu uso. Ainda assim, o uso isolado de amoniacal, de desinfetantes em spray e de lixívia é frequentemente feito para eliminar o bolor. Ao usar este tipo de produtos deve ter também a atenção de apenas passar o pano ou escova de aplicação na zona afetada, sendo que uma passagem mais abrangente corre o risco de espalhar mais o problema. Tenha ainda o cuidado de proteger o rosto com uma máscara e de calçar luvas no uso destes produtos e, principalmente se os passar no teto, cubra o chão e remova têxteis da divisão, para evitar manchá-los.

3. Situações que requerem ajuda profissional

Se a humidade que provoca o bolor provém de um cano rebentado, poderá precisar de chamar um canalizador para conseguir evitar este problema. Lembre-se de fazer a manutenção dos seus canos e de desentupir os canos quando notar os primeiros indícios de um problema, para evitar que ele tome estas proporções. Da mesma forma, poderá ser necessário pintar a casa com uma tinta anti fungos ou fazer um melhor isolamento da mesma, situações nas quais a ajuda profissional será adequada.

Fontes:
desentupimentosesgotos.pt
desentupimentos-quarteira.pt
desentupimentos-loures.pt
desentupimentos-guimaraes.pt
desentupimentos-famalicao.pt

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *