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Maioria das empresas portuguesas acredita ter capacidade para competir globalmente

Por a 11 de Março de 2019 as 10:33

negocios escritorioA maioria das empresas portuguesas acredita ter capacidade para competir globalmente, segundo o estudo “Convergence – The Survey”, elaborado pela consultora QSP.

De acordo com o estudo, no qual participaram 232 gestores de empresas a operar em Portugal, 72% das empresas portuguesas não sentem resistência à mudança e consideram terem uma elevada capacidade de adaptação.

O documento revela ainda que a criatividade na gestão, a integração de recursos humanos de diferentes culturas e a inovação tecnológica são as principais preocupações dos gestores inquiridos.

“Este estudo revela a maturidade da nova geração de gestores portugueses. O facto de valorizarem a convergência criatividade-gestão mostra que estão atentos às grandes tendências mundiais. As empresas em geral estão a passar por um importante momento de adaptação com a transformação digital em curso. A integração dos mundos digital e tradicional nos mais diversos domínios provoca uma necessidade de convergência e novas abordagens nas práticas de gestão. São tempos muito desafiantes para as empresas pelo que o tema não poderia ser mais relevante”, adianta Rui Ribeiro, CEO da QSP-Consultoria de Marketing.

As conclusões do estudo revelam também que 68% das empresas não estão preocupadas com a globalização de grandes players tecnológicos, como o Facebook, a Amazon ou o Google, sendo as empresas de menor dimensão que demonstram maior preocupação com esta concorrência.

“A hegemonia destes gigantes tecnológicos é um dos temas mais discutidos em todo o mundo. Nos EUA, a Amazon tem já um lugar de eleição e, em muitos países, as lojas de rua estão a perder a sua posição dominante, nomeadamente no retalho de moda. A Comissão Europeia tem sido das entidades mais críticas e ativas neste domínio. As maiores empresas portuguesas afirmam neste estudo que não têm receio da globalização e da era de transformação, mas será que estão a munir-se das ferramentas certas?”, questiona Rui Ribeiro.

Este é um dos temas em debate na 13ª edição do QSP Summit, que decorre nos dias 21 e 22 de março, na Exponor.

 

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