Data Center Homepage Newsletter

Portugueses mais confiantes em relação ao bem-estar financeiro

Por a 22 de Fevereiro de 2019 as 13:06

bens de grande consumoOs consumidores estão a mostrar, a nível global, um sentimento de otimismo no que diz respeito ao bem-estar financeiro, sendo que Portugal não é exceção, revela um estudo da Nielsen.

O estudo indica que 45% dos consumidores portugueses acham que a situação financeira melhorou nos últimos anos, o que representa um aumento de 12 pontos percentuais em relação a 2016. Em comparação com os europeus, os portugueses sentem que a melhoria da sua situação financeira é maior. A média europeia é de 3%, tendo aumentado 12 pontos percentuais em relação a 2016.

No âmbito do consumo, 32% dos portugueses adiantam gastar mais em alimentação e 27% em higiene para o lar. Esta realidade tem reflexos no crescimento no mercado dos bens de grande consumo em Portugal. “O aumento da disponibilidade para gastar, associado a uma crescente procura por momentos de lazer e de descanso das suas vidas tão ocupadas, levam ainda a aumentos nos gastos em tecnologia, viagens, restaurantes e entretenimento”, refere o documento.

“Em 2013, o panorama era realmente negativo em Portugal, tendo os consumidores registado índices mínimos no que refere ao Índice de Confiança elaborado pela Nielsen. Nesta altura, os portugueses foram classificados como um dos povos mais pessimistas do mundo. Tendo em conta este cenário, o facto de se terem registado melhorias constantes na situação económica do país levou claramente a um maior sentimento de alívio e sensação de melhoria relativamente a outros países”, explica Ana Paula Barbosa, retailer vertical director da Nielsen.

A nível global, mais de metade dos consumidores (58%) considera que a sua situação financeira está melhor do que há cinco anos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *