FMCG Homepage Newsletter Sem categoria

Sabor do ano distingue 30 empresas e revela duas novidades para 2020

Por a 15 de Fevereiro de 2019 as 11:40

IMG_7291O Mercado da Ribeira, em Lisboa, foi esta quinta-feira palco da entrega de prémios de mais uma edição do Sabor do Ano, o selo que certifica o sabor dos alimentos através de provas cegas feitas pelos consumidores. No total, foram distinguidas 30 empresas do setor alimentar, entre fabricantes e retalhistas, e entregues 142 prémios.

Márcia Vicente, country manager do Sabor do Ano em Portugal e Itália, anunciou duas novidades para a edição de 2020: o selo Top Inovação e Produtos Sustentáveis. “A categoria Top Inovação vai premiar não só o sabor dos produtos mas também o seu carácter inovador, sejam novas receitas, novos sabores ou novas embalagens como, por exemplo, as suas característica biodegradáveis”, explicou. Já o selo Produtos Sustentáveis vai distinguir os alimentos com baixa pegada carbónica que vão ser escrutinados por consumidores de produtos biológicos.

Em entrevista ao Hipersuper, Márcia Vicente revela-se muito satisfeita com os resultados alcançados no mercado português. “Evoluímos muito positivamente nesta edição, crescemos exponencialmente em número de categorias premiadas mas também no número de candidaturas”. As candidaturas ao selo que avalia o sabor dos alimentos cresceram 50% face à edição anterior.

“O mercado está muito dinâmico e encontra neste prémio uma forma de se distinguir das marcas concorrentes. Aceita muito bem ir a concurso e testar os seus produtos em comparação com os da concorrência e, no momento da comunicação dos vencedores, as marcas estão cada vez mais a aproveitar e a tirar partido deste prémio do consumidor”, acrescentou.

Nasceram na edição de 2019 novas categorias, como a Bio, Sem Lactose e Sem Glúten. “Nota-se que há uma preocupação por parte das marcas em apresentar soluções que têm a ver com as novas tendências de mercado”.

As expectativas para a próxima edição são elevadas. “Acho que vai correr melhor do que este ano. Estamos num período muito bom em termos macroeconómicos e em termos de consumo e a minha expectativa é crescer no próximo ano”, adiantou.

Márcia Vicente é também responsável pelo Sabor do Ano em Itália, que vai já na segunda edição. “Itália tem uma série de particularidades que fazem com que a evolução do projeto seja diferente. Estamos a crescer no mercado italiano, embora a um ritmo mais moderado do que no mercado português”. Uma das principais diferenças entre os dois mercados passa pelas características dos produtos submetidos ao crivo dos consumidores. “Enquanto no mercado português ainda domina a inscrição dos produtos mais clássicos, no mercado italiano há mais inscrições de produtos biológicos”, terminou.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *