Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Investidor belga estuda lançamento de OPA sobre grupo DIA

Por a 15 de Fevereiro de 2019 as 9:36

Minipreço FamilyO empresário belga Jean Derély, fundador e investidor de startups tecnológicas como a WooRank, está a estudar o lançamento de uma OPA sobre o grupo DIA, detentor em Portugal dos supermercados Minipreço, avança o jornal espanhol Expansión.

Jean Derély pretende juntar-se a Gregoire Bontoux Halley e Pedro Gómez-Pablos, detentores em conjunto de uma participação de 3,09% na cadeia de retalho alimentar espanhola, para analisar o lançamento de uma OPA.

O investidor belga tem já uma pequena participação de menos de 1% no grupo DIA.

Este grupo de investidores ainda não fechou um acordo com um banco comercial que sirva de avalista à oferta, embora estejam em conversações com várias entidades bancárias.

Esta informação surge um dia depois de ter sido noticiado que a Sonae, o Lidl e o Carrefour também estarão a analisar a possibilidade de lançar uma OPA ao grupo DIA.

Fonte da Sonae, contatada, afirmou na quinta-feira que o grupo não comenta rumores ou especulações.

A possibilidade de vários investidores lançarem uma OPA sobre o grupo DIA surgiu depois de a LetterOne Retail, proprietária do de 29% do grupo DIA, ter lançado uma OPA sobre a totalidade das ações do grupo de distribuição espanhol a um preço de 0,67 euros por ação. Esse valor representava, à data, um prémio de 56,1%.

O anúncio da OPA apareceu num momento em que a administração liderada por Borja de la Cierva anunciou um plano reestruturação do grupo, que passa pela alienação da rede de lojas Clarel e da Max Descuento e pelo despedimento de 2.100 trabalhadores em Espanha.

As contas anuais do grupo DIA mostraram resultados francamente desfavoráveis, com um prejuízo de 352,6 milhões de euros. O EBITDA ajustado diminuiu 34,8%, situando-se nos 338 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *