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Quase 10% das compras em Portugal são feitas na Internet

Por a 12 de Fevereiro de 2019 as 15:54

Super OnlineUm total de 9,4% das compras feitas pelos portugueses no ano passado foram realizadas na Internet, um crescimento de um ponto percentual face a 2017, apurou a terceira edição do barómetro “e-Shopper 2018”, estudo encomendado pelo DPD Group à Kantar TNS.

“Os dados incluem apenas as compras físicas efetuadas online”, excluindo, por exemplo, viagens e jogos eletrónicos, ressalva Carla Pereira, diretora de marketing e comunicação da Chronopost, empresa detida pelo DPD Group. “Este número está abaixo da média europeia, que é de 11,5%, o que pode ser explicado pela taxa de penetração da Internet, que é mais baixa em Portugal”, sublinha.

O setor de moda e calçado foi o que mais cresceu em vendas na Internet no ano passado, mais 5,5 pontos percentuais face a 2017. Está também entre as categorias que mais vendem, a par dos artigos de eletrónica e de tecnologia. Por outro lado, os artigos de beleza e saúde foram os que mais cresceram no recrutamento de novos consumidores e as categorias de brinquedos e artigos para o lar são as que apresentam maior potencial de crescimento, considera Carla Pereira. “Há, inclusive, muitas empresas a apostar na categoria de pequenos artigos de decoração para o lar, como a La Redoute”, exemplifica.

As compras virtuais de alimentos frescos e bebidas está também em trajetória ascendente no mercado português. As compras online de comida pronta-a-comer, refeições prontas a confecionar, caixas de alimentos (que vêm acompanhadas de receitas) e de alimentos congelados representaram 15% do total das compras online, em 2018, em Portugal, o que representa um crescimento de quatro pontos percentuais face a 2017, revela a mesma fonte.

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