Data Center Homepage Newsletter

Índice de volume de negócios nos serviços desacelera para 0,2% em dezembro

Por a 12 de Fevereiro de 2019 as 12:49

JLL_LisboaO índice do volume de negócios nos serviços apresentou em dezembro um crescimento homólogo nominal de 0,2%, um desaceleração face aos 2,3% homólogos apresentados em novembro, segundo dados divulgados hoje pelo INE.

“A secção que mais influenciou a desaceleração do índice agregado foi a de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos, que passou de uma taxa de variação de 1,8% em novembro para -2,0% em dezembro. A secção de alojamento, restauração e similares foi a principal responsável pelo crescimento do índice total, com uma variação homóloga de 9,0% (1,9% em novembro), refere o INE.

O indíce de volume de negócios nos serviços registou no quarto trimestre de 2018 um crescimento de 2,5% em relação a igual período de 2017, quando no trimestre anterior foi de 5%.  No total de 2018, o índice cresceu 5%, uma taxa inferior em 1,7 pontos percentuais em relação à observada no ano transato.

O índice de emprego apresentou em dezembro um crescimento homólogo de 0,7%, quando em novembro o crescimento homólogo foi de 1,4%.

Já o índice de remunerações efetivamente pagas apresentou em dezembro um aumento em termos homólogos de 2,9%. Este valor é inferior em 5,5 pontos percentuais face a Novembro.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *