Homepage Newsletter Ponto de Venda

Fujitsu utiliza inteligência artificial para reduzir fraude no self-checkout

Por a 6 de Fevereiro de 2019 as 17:18

Fujitsu_UscanA Fujitsu anunciou uma nova solução que utiliza Inteligência Artificial (IA) para diminuir as fraudes no self-checkout dos supermercados. A tecnologia foi co-desenvolvida e testada por um retalhista europeu do setor alimentar.

“A solução acrescenta câmaras de baixo custo aos self-checkouts existentes e, utilizando a IA para confirmar os itens registados, ajuda a detectar e a impedir a utilização de códigos de barras fraudulentos por parte dos consumidores”, explica a tecnológica.

A solução pode ajudar os retalhistas a poupar “milhares de milhões de euros anualmente”. Segundo um estudo levado a cabo pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, os retalhistas europeus e norte-americanos que usam o self-checkout têm quase o dobro das taxas de roubo de produtos quando comparados com os que têm um checkout humano tradicional.

Desenvolvida no Centro de Excelência em IA em Paris-Saclay, França, a tecnologia “complementa o self-checkout existente através do cruzamento dos códigos de barras registados pelos clientes com imagens das câmaras colocadas em caixas de registo já instaladas. A nova tecnologia é capaz de identificar discrepâncias sem o custo e a complexidade de adicionar unidades de processamento gráfico a cada checkout, o que reduz substancialmente o custo total de propriedade e aumenta exponencialmente o retorno sobre o investimento”, explica a empresa.

“Após uma fase de machine learning, em que o sistema aprende as características visuais chave de qualquer artigo apresentado no checkout, ele consegue distinguir entre um item caro e um item de baixo custo com o mesmo peso, mesmo que um código de barras seja transferido de um para o outro. Se o aspecto esperado de um artigo não coincidir com o código de barras registado, o self-checkout solicita uma intervenção manual e uma verificação”, acrescenta.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *