Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Mikhail Fridman lança OPA para controlar totalidade do grupo DIA

Por a 5 de Fevereiro de 2019 as 11:14

Minipreço FamilyO fundo Letterone Investment Holdings, do magnata russo Mikhail Fridman, lançou ao grupo DIA uma Oferta Pública de Aquisição para passar a deter o controlo do capital da cadeia espanhola de retalho a um preço de 0,67 euros por ação, anunciou a Letterone à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV).

O fundo Letterone, que detém 29,001% do capital social do grupo DIA, pretende com a OPA passar a deter os restantes 70,999% do capital social da cadeia de retalho. A oferta equivale a 441.937.819 ações, o que levaria o fundo de investimento a desembolsar 296,1 milhões de euros. O que significa, que a ser bem-sucedida a operação, o fundo de investimento passará a deter 100% do grupo DIA.

O preço da OPA representa um prémio de 56,1% em relação à cotação das ações do grupo DIA no fecho de ontem do mercado. Esta oferta fica bem abaixo dos valores já apresentados anteriormente pelo fundo do magnata russo quando reforçou a sua posição no grupo. A oferta mais elevada da LetterOne pelas ações do grupo DIA foi de 3,73 euros, aquando da sua última compra, de 14% do capital, no passado mês de outubro.

Dadas as dificuldades financeiras atravessadas pelo grupo DIA, que conseguiu recentemente junto da banca um acordo de refinanciamento da sua dívida, o fundo do magnata russo pretende fazer um aumento de capital de 500 milhões de euros.

Caso a operação tenha sucesso, o fundo de investimento, além do aumento de capital de 500 milhões de euros, pretende retirar as ações do grupo DIA das Bolsas de Valores de Madrid, Barcelona, Bilbao e Valência.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *