Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Portugal exporta 1.500 milhões de euros de frutas e legumes

Por a 1 de Fevereiro de 2019 as 12:56

Portugal-Fresh-Berlim01As exportações portuguesas de frutas e legumes valem 1.500 milhões de euros, avança a Portugal Fresh, associação promotora desta fileira, que está prestes a atingir um volume de negócios de 3.000 milhões de euros.

“As nossas previsões apontam para termos atingido em 2018, pela primeira vez, os 1500 milhões de euros em exportações”, revela Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

Citando números do INE, o responsável adianta que as exportações de frutas, legumes e flores atingiram, entre janeiro e novembro de 2018, 1.372 milhões de euros, um crescimento de 1% em relação ao período homólogo do ano anterior.

“Este crescimento é prova da grande competência e persistência das empresas nacionais face às inúmeras adversidades registadas durante o difícil ano agrícola de 2018. Conseguir o feito de chegar aos 1.500 milhões de euros nesta altura é algo que nos enche de orgulho”, complementa Gonçalo Santos Andrade.

Para a Alemanha, as vendas atingiram os 89,4 milhões de euros entre janeiro e novembro de 2018. Para este mercado, a associação diz que o crescimento tem sido sustentado desde 2015 e que é também fruto das parcerias estabelecidas, nomeadamente com o Lidl. A parceria com o Lidl  possibilitou que as frutas e legumes portugueses passassem a estar presentes nos supermercados alemães.

Espanha, França, Reino Unido, Holanda e Alemanha são os maiores mercados das exportações nacionais, representando 67% do total das exportações do sector.

A revelação destes dados surge no momento em que A Portugal Fresh vai marcar presença na Fruit Logistica, que decorre entre 6 e 8 de fevereiro, em Berlim. O stand português tem 495 metros quadrados, onde estarão presentes 37 empresas e organizações nacionais.

O objetivo é não só estreitar laços com o mercado alemão, mas também com empresas de países como como China, Índia e Indonésia. “Estarão presentes compradores dos cinco continentes. Os nossos parceiros mais tradicionais, como Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Alemanha e Brasil, também vão investir muito tempo no nosso stand, degustando produtos e reunindo com as empresas exportadoras”, diz Gonçalo Santos Andrade.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *