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Comércio eletrónico vale 40% do PIB

Por a 1 de Fevereiro de 2019 as 9:47

onlineO comércio eletrónico tem um valor de 75 mil milhões de euros, o que representa mais de 40% do PIB, segundo números de um estudo da ACEPI (Associação da Economia Digital).

O número de utilizadores da Internet, que era em 2007 de 40% da população, já alcançou os 74% e poderá vir a atingir quase 100% daqui a dez anos, refere o documento elaborado pela ACEPI em parceria com o IDC.

A nível mundial, os utilizadores de Internet aumentaram de 25% para perto dos 50%.

A proporção de portugueses que usa a Internet é de 76%, sendo 38% aqueles que fizeram compras online em 2018.

Não obstante o aumento da oferta de sites de comércio online, 90% dos consumidores nacionais utilizam sites estrangeiros para fazer as suas compras. Entre os países mais procurados estão a China, Espanha, Reino Unido e EUA.

Quanto aos produtos mais adquiridos através da Internet, o vestuário (57%) e os equipamentos de telecomunicações móveis e acessórios (52%) são os que lideram.

O estudo indica que a compra de produtos de grande distribuição já tem um nível de utilização que ultrapassa os 50%.

A compra de produtos de grande distribuição online tem já um nível de utilização superior a 50%.

Olhando para os valores do comércio eletrónico B2C, estes ultrapassaram em 2017 os 4,6 mil milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 11,3% em relação o 2016. O comércio B2C representa 2,5% do valor do PIB.

Já o comércio eletrónico B2B ultrapassou em 2017 os 70 mil milhões de euros, crescendo 11,1% em relação a 2016 e representando atualmente 38,1% do PIB.

As estimativas da ACEPI para 2025 apontam para um crescimento no comércio eletrónico B2C e B2B, com registos respetivos de 4,2% e de 62,5%.

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