Homepage Newsletter Ponto de Venda

Meios de pagamento poderão vir a liderar economia digital

Por a 29 de Janeiro de 2019 as 13:26

ecommerce-2140603_640 (1)Os meios de pagamento vão ter, no futuro, um papel fundamental no fornecimento de dados para a economia digital, refere um estudo da Minsait.“Embora todos os negócios caminhem no sentido de se converterem numa data driven company, o negócio dos meios de pagamento foi pioneiro quando adotou um enfoque assente nos dados, para responder às normativas existentes, por um impulso inovador ou por concorrência do mercado”, refere a consultora.

O estudo, que conta com a colaboração de analistas financeiros internacionais, mostra que os Payment Service Provider (PSP) tradicionais são encarados como novas propostas de valor para os clientes. “Embora em alguns casos estejam a começar a definir o perímetro dos dados que possuem, noutros já estão muito avançados em inovação , e aproximam-se do conceito de Open Banking”,  adianta o documento.

A análise acrescenta que os códigos QR estão a ser usados de forma massiva em muitos países, sendo que a sua aceitação é bastante significativa em mercados que apresentam um aumento do dinheiro eletrónico.

As alterações normativas em torno do Open Banking, através da entrada em vigor do PSD2 na Europa, irão permitir que  durante este ano surjam novos agentes e que sejam desenvolvidos novos modelos de negócio no âmbito digital. O aparecimento destes modelos de negócios permitirão criar valor a partir de dados.

No que diz respeito às compras online, citando dados do Banco de Portugal, o estudo adianta que as transações eletrónicas atingiram, em 2017, 4.600 milhões de euros, tendo tido um crescimento médio de 18,1% entre 2012 e 2017. Os cartões são os meios preferidos para os portugueses fazerem compras online (54,4%), sendo seguidos pelos pagamentos por transferência (21,2%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *