Homepage Newsletter Produção

FoodDrink Europe: Inexistência de acordo em relação ao Brexit deverá ser evitado a todo o custo

Por a 15 de Janeiro de 2019 as 12:37

brexit_scCom a votação do parlamento britânico ao acordo proposto pelo governo liderado por Theresa May para a saída da União Europeia (UE) a 29 de março, a FoodDrink Europe adverte que a inexistência de um acordo deverá ser evitado a todo o custo.

A entidade, que representa os produtores de alimentação e de bebidas na Europa, afirma, em comunicado, que “a saída do Reino Unido da UE sem um acordo irá conduzir inevitavelmente a uma significativa disrupção comercial e a uma situação de perda para toda a cadeia agroalimentar”.

O mesmo comunicado salienta que o peso dos procedimentos relacionados com o fluxo de mercadorias e a imposição de tarifas conduziriam a atrasos e a controlos nas fronteiras e a aumentos dos custos dos produtos que entram e saem da fronteira.

Em 2017, 27 países da União Europeia exportaram para o Reino Unido 41 mil milhões de euros de produtos agro-alimentares, enquanto o Reino Unido exportou para a União Europeia 17 mil milhões de euros.

“Os operadores agro-alimentares em toda a UE e no Reino Unido, assim como as autoridades competentes, precisarão de tempo suficiente para se adaptar às novas condições que o Brexit coloca.  O período transitório é, por conseguinte, vital para os operadores e as autoridades se prepararem e se ajustarem”, refere o comunicado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *