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Como criar uma loja online passo-a-passo

Por a 8 de Janeiro de 2019 as 14:33

onlineFonte: Zaask

Comprar online é uma atividade cada vez mais comum em Portugal. Setores como o retalho estão empenhados em incentivar este crescimento, tornando as compras online cada vez mais user friendly. Pelos vistos, esta transformação está a resultar, uma vez que, segundo o estudo Observador Cetelem e-Commerce 2018, a grande maioria das pessoas compra diretamente nos sites das marcas.

De acordo com a análise, são mais de 80% as pessoas que escolhem comprar nos sites das marcas, enquanto 56% vão a plataformas agregadoras, como eBay e Amazon. Já as páginas de classificados, como o Custo Justo ou o OLX, recebem 24% dos compradores virtuais. Mas, como criar uma loja online? Será um bicho de sete cabeças? Neste guia, o marketplace de serviços Zaask mostra que não.

Passo 1 – Criar a empresa online

O primeiro passo para iniciar uma loja de ecommerce é ter uma empresa ou marca. Pode, por exemplo, fazer na Empresa na Hora ou no Balcão do Empreendedor no Portal do Cidadão.

Quanto a custos, podem ultrapassar os €582 (€360 para criar a empresa na hora e, se for uma empresa online, custa €180 + €200 registar a marca, sendo que online fica por €100 + €15 a €22 para registar o domínio, válido por um ano).

Escolha um domínio (.com, .pt, .net, .org, .eu) que identifique o website na internet. A escolha do domínio é muito importante, pois pode inclusive ter influência no futuro tráfego que pode vir a ter.

Já escolheu o domínio? Agora só tem de registá-lo, é fazer uma pesquisa online e comparar os preços e processos oferecidos. Algumas das empresas mais conhecidas de registo de domínios são a DNS, Domínios, GoDaddy e a AMEN.

Passo 2 – Ter presença online

A segunda tarefa que deve realizar é alojar o domínio da empresa num servidor físico, nas instalações da empresa ou numa cloud. Depois, deve optar pelo tipo de presença na internet:

– Site institucional, onde pode expor o seu negócio – com ou sem produtos – mas sem hipótese de vender online. É um modelo para empresas que pretendem dar a conhecer o seu negócio mas que não querem vender através da internet.

– Loja online, onde permite a venda de produtos e o pagamento online dos mesmos. Indicado para quem pretende dar a conhecer o seu negócio e vender produtos e serviços na internet.

Passo 3 – Pensar operacionalmente

É muito importante planear como vai operacionalizar toda a estratégia de ecommerce da sua marca, tendo de pensar em tópicos como o limite do espaço em disco, a análise dos indicadores do site, a (ou as) base de dados, o apoio ao cliente, o preço, entre outros.

Se está a pensar em vender online, deve pensar nos modos de pagamento que quer ter no website – não se esqueça que, quanto mais tiver, mais facilmente os clientes efectuarão a compra. Há várias soluções de pagamento, tais como o cartão de crédito (Visa, MasterCard, MB Net), PayPal, referência multibanco, entre muitos outros. Perceba quais são as melhores soluções de pagamento online para o negócio e clientes.

Quase nem é preciso referir que é necessária a abertura de uma conta bancária comercial para gerir as transacções financeiras online. Para isso, além da conta, é preciso criar um gateway de pagamento (aplicação para ecommerce instalada num servidor remoto e mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamentos de transacções online em sites de ebusiness).

Passo 4 – Escolher a tecnologia necessária

Se vai ter uma loja online vai precisar de um software que faça a ligação entre o site e infraestrutura que permita a clientes escolher e encomendar os produtos ou serviços, alterar encomendas e efectuar pagamentos.

Também deve optar por sistemas que permitam efetuar promoções e descontos, entre outras formas de fidelização de clientes.

Ao mesmo tempo, é importante implementar um sistema informático de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning ou ERP) que integre todas as funções mais importantes da gestão da empresa, que seja certificado e permita a emissão do ficheiro SAF-T para as Finanças. Da mesma forma, se for possível, aposte num sistema informático de gestão dos clientes (Customer Relationship Management ou CRM).

Passo 5 – Fazer benchmarking e pesquisa de palavras-chave

Estes passos podem ser feitos em qualquer etapa do processo e já entra no âmbito do marketing. Aliás, é um processo contínuo. Teste em motores de busca, como o Google e ferramentas de keyword research (como o Keyword Planner ou Ubersuggests), algumas expressões que considera serem utilizadas por potenciais clientes para verificar o interesse por temas relacionados com o negócio e observar o número de páginas apresentadas.

Simultaneamente, faça uma investigação sobre a concorrência direta e indireta: registe as melhores práticas de marketing online e tente fazer melhor. Tente colocar-se na pele de cliente e chegar a conclusões que permitam implementar as melhores estratégias de modo a que optem pela sua loja virtual. Não se esqueça que, independentemente de todas as variáveis, ter o melhor produto é fulcral.

Passo 6 – Estruturar o site

Comece a organizar toda a informação possível sobre os produtos ou serviços que tem para oferecer, nomeadamente categorias e subcategorias, características, descrição e vantagens, referências, preços, entre outros que  considerar relevantes.

Depois, chega a altura de decidir que páginas quer ter no site, que links deseja inserir e que menus, categorias e produtos quer apresentar, entre outros. O mais comum é criar uma homepage com algumas categorias básicas, como “Produtos e serviços” “Sobre nós”, “FAQ”, “Contactos” e “Mapa do site”.

Tire ideias de sites funcionais e apelativos e construa um design consistente, user friendly, com uma boa user experience e a mesma estrutura de navegação em todas as páginas. Ter bom pessoal de programação web pode ajudar nesta fase.

Passo 7 – Testar a loja online

Depois de fazer upload dos conteúdos para o servidor, deve testar cuidadosamente o site várias vezes e de diferentes formas. Tenha especial atenção ao funcionamento dos links, compatibilidade com os vários browsers, resolução e compatibilidade do ecrã nos diferentes dispositivos e tempo de carregamento do site.

Passo 8 – Promover o website

Agora falta pôr o marketing da sua empresa a mexer! Se não promover ativamente a loja online, fica mais complicado angariar clientes. Pode apostar tanto em ações pagas, como orgânicas, sendo que hoje os conteúdos são muito importantes para que um site seja indexado e bem classificado nos motores de busca.

Passo 9 – Garantir o cumprimento de questões legais

Não se descuide com as questões legais! É importante obter junto da ACEPI a certificação para lojas online, assegurando o cumprimento dos requisitos legais.

Existem igualmente regras de obrigatoriedade de informação, prazos de devolução e proteção de dados dos consumidores, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD), a cumprir e que devem estar explícitas na informação sobre as condições de compra no website.

Vantagens de criar uma loja online

Além de ser uma solução fácil de implementar e gerir, uma loja online apresenta numerosos vantagens, como ser um sistema de fácil e rápida implementação e ter uma “loja aberta” 24 horas por dia, sete dias por semana.

Além disso, o domínio pode ser personalizado, permite ter a informação das métricas em tempo real, tem a possibilidade de ser partilhado nas redes sociais, existe um controlo sobre os pedidos online, pode haver uma lista de envio de newsletters periódicas para clientes registados na base de dados e permite vários meios de pagamento.

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