Homepage Newsletter Produção

Parlamento Europeu aprova acordo comercial entre UE e Japão

Por a 12 de Dezembro de 2018 as 16:05

europaO acordo comercial entre a União Europeia (UE) e o Japão recebeu esta quarta-feira a aprovação do Parlamento Europeu com 474 votos a favor, 152 contra e 40 abstenções, segundo a Lusa. O acordo entra em vigor em fevereiro de 2019.

Este acordo prevê a eliminação de grande parte dos mil milhões de euros de direitos aduaneiros pagos todos os anos pelas empresas da UE que exportam para o país nipónico.

A aprovação da União Europeia abre novos horizontes à exportação de produtos agroalimentares, como o vinho, a carne de vaca, a carne de porco, o queijo, protegendo também várias indicações protegidas, como os vinhos do Porto, Douro, Alentejo, Bairrada, Dão ou Pêra Rocha.

Segundo o site da Comissão Europeia, mais de 90% das exportações para o Japão ficarão isentas de direitos aduaneiros e, assim que o acordo entrar em vigor, o Japão desmantelará os diretos alfandegários de 97% das mercadorias importadas da União Europeia.

Este acordo beneficia amplamente os agricultores europeus, uma vez que o Japão é o quarto mercado mundial para onde exportam os seus produtos. Ao longo do tempo, cerca de 85% dos produtos agroalimentares da União Europeia entrarão no Japão livres de impostos. As tarifas sobre o calçado cairão de 30% para 21%, com as restantes tarifas a serem eliminadas em dez anos.

No setor das pescas, as quotas de importação deixarão de ser aplicadas e todas as tarifas serão eliminadas para ambas as partes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *