Distribuição Homepage Newsletter

Risco à solidez de crescimento económico aumenta com guerra comercial

Por a 29 de Novembro de 2018 as 11:12

america-3582772_640Os riscos à solidez do crescimento económico e do comércio global estão a aumentar no segundo semestre de 2018. Os riscos devem-se sobretudo à continuidade da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, segundo um relatório da Crédito y Caución.

“A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China mantém-se e a recuperação da bolsa norte-americana começa a fraquejar. O crescimento dos mercados emergentes já está sob pressão devido ao ajustamento feito pela Reserva Federal e a probabilidade de que a política monetária provoque uma turbulência no mercado financeiro mundial continua a aumentar”, refere o documento, acrescentando: “as tensões geopolíticas crescem à medida que aumenta o risco de um ajustamento para cima no preço do petróleo. O único risco que se reduziu foi o de abrandamento forçado na China”.

O grande risco global, neste momento, prende-se precisamente com o alastrar da guerra comercial. “O alastrar desta guerra também pode acontecer caso a administração dos Estados Unidos se afaste da trégua com a União Europeia e comece a impor tarifas. O crescimento global sofreria um rude golpe, claramente superior a 0,5% em 2018 e 0,8% em 2019, comparativamente com o impacto de uma guerra comercial mais moderada”, destaca a mesma fonte.

A política monetária considerada descontrolada pela Crédito y Caución é também um dos grandes riscos apontados. “Como forma de combater possíveis efeitos da guerra comercial como um aumento da inflação ou uma queda na procura, que teria efeitos na economia global. Além disso, aumenta o risco de uma grande correção dos mercados financeiros, que afetaria especialmente os mercados emergentes”, justifica a mesma fonte.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *