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Sonae regista 200 milhões de euros de lucro nos primeiros nove meses do ano

Por a 14 de Novembro de 2018 as 21:20

A Sonae apresentou um resultado líquido de 200 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2018, um aumento de 50,1% relativamente a igual período do ano anterior, informa o grupo em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

O resultado líquido foi “fortemente impactado pelo resultado indireto de 114 milhões de euros, maioritariamente relacionado com um ganho de capital de 46 milhões de euros resultante da aquisição da participação de 20% da Sonae Sierra” no terceiro trimestre do ano, refere o documento.

“Nos primeiros nove meses de 2018, a Sonae continuou a apresentar resultados sólidos em todo o seu portefólio de negócios”, refere Ângelo Paupério, co-CEO da Sonae, acrescentando que o resultado líquido foi impulsionado por um forte aumento dos resultados indiretos.

O EBITDA da Sonae subiu 1,7% para 270 milhões de euros, tendo o volume de negócios atingido 4.236 milhões de euros, uma subida de 7%

A dívida líquida situou-se nos 1.539 milhões de euros no final dos primeiros nove meses de 2018. “Em comparação com o valor do ano passado, a dívida é influenciada pela aquisição de 20% da Sonae Sierra, devido ao cash-out de 256 milhões de euros e à consolidação da dívida desta empresa”, menciona o documento.

Volume de negócios da Sonae MC cresce 7%
Por áreas de negócio, a Sonae MC apresentou um volume de negócios de 3.012 milhões de euros, um crescimento homólogo de 7%. Este desempenho, acrescenta o relatório, beneficiou de uma variação das vendas no universo comparável de lojas de 2,5% nos primeiros nove meses de 2018 e do plano de abertura de lojas. A Sonae MC abriu oito lojas Continente Bom Dia e uma loja Continente Modelo.

A Worten registou um volume de negócios de 752 milhões de euros, um crescimento de 7,3% em relação ao período homólogo de 2017. A evolução é suportada pela variação de vendas no universo comparável de lojas de 5,5% nos primeiros nove meses de 2018 e ainda pelo crescimento de dois dígitos do e-commerce em Portugal e em Espanha.

A área da moda, que inclui lojas insígnias como a Zippy e a Salsa, atingiu um volume de negócios de 269 milhões de euros, mais 0,4% face ao período homólogo do ano anterior. “O início da coleção outono/inverno foi severamente impactado pelas altas temperaturas em setembro, o que anulou o efeito de dois meses positivos (julho e agosto) e levou o terceiro trimestre a fechar com uma variação de vendas no universo comparável de lojas de -0,9%”, explica a mesma fonte.

Já a área de desporto cresceu 9,8% para os 262 milhões de euros de volume de negócios.

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