Homepage Newsletter Ponto de Venda

Construção de centros comerciais na Europa começa a abrandar

Por a 30 de Outubro de 2018 as 16:41

centro comercialA construção de novos centros comerciais na Europa começou a abrandar, dando sinais que este mercado está a atingir a maturidade, conclui a mais recente edição do estudo “European Shopping Centre Development”, publicado pela consultora imobiliária Cushman & Wakefield.

Nas duas últimas décadas, uma média anual de 5,4 milhões de metros quadrados de novo espaço de centros comerciais foi construída. A previsão anual para 2018 e 2019 é de 3,5 milhões de metros quadrados.

“A razão deste abrandamento prende-se com a maturidade de vários mercados e também por um aumento das compras online que fazem decrescer as necessidades de espaço”, revela o estudo, alertando que a reabilitação de centros comerciais existentes será a tendência, uma vez que um terço dos centros comerciais na Europa tem mais de 20 anos.

A maturidade do mercado de centros comerciais também se tem revelado em Portugal através de uma menor atividade na promoção de novos projetos. “No primeiro semestre de 2018 não foram inaugurados novos conjuntos comerciais no nosso país, e até ao final do ano espera-se um aumento na nova oferta de 13 mil metros quadrados, resultante da expansão do centro comercial Oeiras Parque, da Mundicenter, e da inauguração de uma galeria comercial na Madeira, parte do Hotel Savoy. Os restantes projetos em pipeline correspondem à expansão de centros comerciais existentes, nomeadamente o NorteShopping e o Centro Colombo, da Sonae; e o Glicinias Plaza em Aveiro, do Grupo LBM”, lê-se nas conclusões do estudo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *