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As cinco principais alavancas da transformação digital no retalho

Por a 29 de Outubro de 2018 as 12:33

omnicanalHá cinco alavancas principais na transformação digital do setor de retalho, de acordo com o relatório da Oliver Wyman “The Future Supermarket: How Digital Operations will enable a winning customer experience, at much lower cost”. O estudo da consultora norte-americana analisa as últimas tendências do retalho num momento em que plataformas online como a Amazon ou a JD.com conquistam espaço físico através da compra e abertura de lojas.

1. Gestão de inventário – Para alcançar uma experiência integrada na gestão de stocks, as lojas precisarão de sistemas de recolha e gestão de inventário mais eficientes, que permitam combinar, num mesmo pedido, os produtos encomendados online com os adquiridos no supermercado. Os algoritmos e alertas de stock em tempo real serão fundamentais.
No armazém, os robôs farão a recolha dos pedidos online, sendo que haverá artigos que deixarão de fazer parte do supermercado e serão substituídos por espaços de prateleira virtuais.
No que diz respeito a pedidos de fornecedores e tarefas de reposição, a gestão manual será substituída por um sistema baseado em vendas e com capacidade de previsão. As prateleiras virtuais, aliás, permitirão minimizar a reposição de produtos.

2. Manutenção dos espaços de prateleira – As etiquetas eletrónicas de preços são já uma realidade em muitos supermercados e no futuro irão ainda mais longe ao possibilitarem uma flutuação de preços em produtos com excesso de stock ou que se aproximam do fim do prazo de validade. Através dos smartphones, por exemplo, o consumidor pode aceder a preços adaptados de acordo com o seu perfil e histórico de compras, e criar um nível de interação altamente personalizado, tanto na loja como no online.

3. Produção na loja – Maior ênfase na experiência culinária, um foco que fará aumentar as áreas de socialização em loja. As aulas de culinária podem, por exemplo, vir a ser um veículo de inspiração para a compra.

4. Pagamentos – No futuro, os clientes esperarão sair da loja sem perderem demasiado tempo em filas de espera ou a pagar. O Amazon Go utiliza já uma combinação de tecnologias digitais para verificar quais produtos que cada consumidor adquiriu. Embora seja uma solução demasiado dispendiosa para a maioria dos supermercados, são já vários aqueles que implementaram sistemas de digitalização de produtos através dos quais o cliente gere o pagamento de forma autónoma, sendo apenas necessária a presença de um empregado para tarefas de supervisão.

5. Processos administrativos – Melhores ferramentas e maior automação para reduzir massivamente o trabalho de backoffice. Os gerentes de loja poderão deixar os escritórios e relacionar-se com os clientes.

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