Homepage Logística Newsletter

Portos nacionais com quebra de 4,3%

Por a 19 de Outubro de 2018 as 15:01

Porto-de-SinesOs portos de Portugal Continental movimentaram entre janeiro e agosto de 2018 um volume de 62,9 milhões de toneladas de carga, uma descida de 4,3% comparando com igual período de 2017. Esta variação corresponde a menos 2,8 milhões de toneladas.

Esta descida é justificada pelas “perturbações laborais” verificadas em Lisboa e pelo desempenho do porto de Sines, de acordo com a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

O porto de Sines foi, aliás, o que mais contribui para esta quebra. Este porto registou uma descida de 1,2 milhões de toneladas no mercado do carvão, uma quebra de 647 mil toneladas nos produtos petrolíferos, uma diminuição 641 mil toneladas de carga contentorizada e menos 257 mil toneladas de petróleo bruto.

Considerando que o porto de Sines tem uma quota de mercado de 50,9%, o seu desempenho negativo teve um impacto significativo na variação negativa apresentada na totalidade dos portos continentais.

Quanto ao movimento global de contentores, este registou uma quebra homóloga de 3,5% em número de unidades, entre janeiro e agosto de 2018, e de 4,5% em TEU. Para esta descida foi também determinante a queda verificada nos portos de Sines e de Lisboa. O porto de Sines registou uma diminuição de 52 mil TEU, enquanto o de Lisboa de 29,5 mil.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *