Homepage Newsletter Produção

Portugal quer exportar €2 mil milhões em frutas e legumes em 2020

Por a 18 de Outubro de 2018 as 11:36

frutaOs produtores nacionais de frutas e legumes querem estar a exportar dois mil milhões de euros em 2020.

Entre janeiro e julho deste ano, as exportações de frutas e legumes recuaram 1%, face ao mesmo período de 2017, para um total de 939 milhões de euros, em “consequência da seca prolongada que se estendeu até ao mês de fevereiro e das posteriores chuvas tardias desta primavera e verão, que atrasaram o início das campanhas e prejudicaram o valor médio de venda de grande parte dos produtos hortofrutícolas nacionais”, explica a associação. Mas, as exportações da fileira têm vindo a crescer ano após ano. Em 2017, aumentaram 12% para 1.472 milhões de euros.

Para alcançar o objetivo de estar a exportar dois mil milhões de euros em 2020, a aposta dos produtores passa pela participação em feiras internacionais. E o mercado espanhol é uma das grandes apostas.

“Espanha, com 47 milhões de habitantes, é o maior parceiro comercial de Portugal e também o mais importante cliente das frutas e legumes nacionais. Em 2017, as vendas desta fileira ao mercado espanhol totalizaram 450 milhões de euros, mais 13,6% do que no ano anterior. O objetivo dos produtores é, agora, atingir a fasquia dos 500 milhões de euros. Se mantivermos o ritmo de crescimento médio anual das exportações que temos registado desde 2010, na ordem dos 10%, podemos ambicionar, muito em breve, chegar a esse montante”, sublinha o presidente da Portugal Fresh, Gonçalo Santos Andrade.

Nos dias 23 e 25 de outubro, a associação vai estar em Madrid, na feira internacioal Fruit Attraction, numa área de exposição de 500 metros quadrados.

Além de Espanha, os produtores nacionais estão a apontar baterias para mercados como França, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *