Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Grupo Dia avança com plano de reestruturação

Por a 17 de Outubro de 2018 as 15:07

grupo-diaO grupo Dia está a preparar um plano de reestruturação para fazer face à queda prevista para este ano do EBITDA em cerca de 40%. A empresa estima que o EBITDA ajustado se situe entre os 350 e os 450 milhões de euros.

Em virtude do momento delicado que o grupo está a viver, foi decidida a suspensão do seu diretor-financeiro  Amando Sánchez Falcón, com efeito a partir de segunda-feira passada, dia em que se ficou a conhecer as estimativas dos resultados do grupo detentor do Minipreço, avança o El Economista.

Segundo avança a mesma publicação, o grupo Dia está a rever o seu plano estratégico, que poderá passar por desinvestimentos e pelo encerramento de lojas. Uma das intenções do grupo Dia, como já havia sido noticiado, é a venda da cadeia de cash & carry Max Descuento, composta por 35 lojas com 250 trabalhadores.

A reestruturação da cadeia deverá ser feita sobretudo no Brasil e na Argentina, onde as vendas líquidas caíram significativamente no primeiro semestre devido à deterioração cambial.

O grupo Dia, que já saiu dos mercados grego, turco, francês e chinês, poderá estar a equacionar abandonar os dois mercados sul americanos.

Além da suspensão de Amando Sánchez Falcón, o grupo Dia nomeou Stephan DuCharme para substituir Ana Maria Llopis na presidência da companhia. DuCharme, que preside ao grupo de supervisão do  X5 Retail Group, é um dos homens de confiança de Mikhail Fridman, propietário do fundo Letterone que detém de 30% do grupo, para colocar em marcha o plano de reestruturação da empresa.

* Notícia atualizada às 15h28

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *