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E se o grande consumo inovasse em Portugal como em Espanha? PIB teria aumentado mil milhões em três anos

Por a 12 de Outubro de 2018 as 11:34

consumoO mercado dos produtos de grande consumo em Portugal deveria pôr os olhos em Espanha, aconselha o estudo “Avaliação do Impacto Económico da Inovação no setor dos Fast Moving Consumer Goods”, realizado em parceria pela consultora KPMG e pela Kantar Worldpanel para a Centromarca, a associação que reúne as empresas de produtos de marca.

“A inovação mais relevante introduzida no setor do grande consumo em Portugal poderia ter gerado, entre 2013 e 2016, um PIB [Produto Interno Bruto] adicional na economia portuguesa de mil milhões de euros, a que corresponderia uma receita fiscal adicional de 350 milhões de euros, caso o grau de inovação tivesse sido equivalente ao verificado em Espanha”, lê-se entre as principais conclusões do estudo.

“Se a referida tendência de Espanha tivesse ocorrido em Portugal, estima-se que poderia ter havido um aumento adicional de receitas para o setor na ordem dos dois mil milhões de euros e um potencial gerador de emprego associado à inovação de cerca de 26.600 postos de trabalho”, acrescenta o documento.

Em Espanha, a introdução de uma inovação gera, em média, um aumento da procura de cerca de 1,4%.

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